Dois terços de todos os casos de suicídio no Japão em 2016 foram motivados por problemas de saúde físicos e mentais, de acordo com estatísticas divulgadas em 23 de março pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Polícia.
Na sequência, a dificuldade financeira e problemas familiares foram as maiores causas, contando por cerca de 20% cada.
Funcionários do ministério planejam trabalhar em medidas de prevenção de suicídios com base nesses resultados e outras análises.
Entretanto, o número de pessoas que tiraram suas próprias vidas em 2016 diminuiu 8.9% em comparação ao ano anterior, sendo o segundo maior índice de queda em registro ano a ano após 9.1% em 2012.
Os motivos para cometer suicídio foram identificados ao analisar alguns bilhetes deixados pelas pessoas que tiraram suas próprias vidas e outras informações.
As estatísticas mostraram que problemas de saúde, incluindo depressão e doenças físicas, representaram os motivos mais comuns de suicídio, com 11.014 ou 67.6% dos casos estudados.
Isso foi seguido por problemas financeiros, como dificuldades para viver e dívidas, com 3.522 casos, ou 21.6%. Problemas de família, como discórdia matrimonial e falta de esperança sobre o futuro, foram os motivos em 3.337 casos, ou 20.5%.
Fonte: Asahi Imagem: Bank Image