Nesta segunda-feira (22), pescadores encontraram um tubarão-boca-grande de 5 metros preso em uma rede pesca instalada no alto-mar, próxima do porto de pesca Sakaeura, em Tateyama (Chiba).
O tubarão foi entregue a uma “Kamogawa Sea World”, que o manteve dentro de um aquário. Segundo essa empresa, na manhã de terça-feira (23), o tubarão foi encontrado morto. A empresa declarou que não sabe o motivo da morte.
O tubarão-boca-grande é um animal gigantesco que vive nas profundezas dos mares dos Oceanos Índico e Pacífico. Como seu nome indica, sua bocarra é uma de suas características marcantes. Foram registradas aparições de apenas 20 no Japão e 100 no mundo de tubarões-boca-grande capturados por redes de pesca ou encontrados à deriva nas áreas costeiras.
Existem muitas dúvidas em relação ao habitat do tubarão-boca-grande e, com essa descoberta, havia muita expectativa em tentar esclarecer esses mistérios. Funcionários de aquários de todo o Japão estavam visitando o local para observar o animal.
O tubarão estava sendo mantido pelo “Kamogawa Sea World”, um aquário de Kamogawa (Chiba) que cria tubarões e outros. O aquário irá realizar a dissecação do animal e tentar esclarecer alguns mistérios sobre o tubarão.
“Ele tinha alguns ferimentos, mas não se sabe a causa da morte”
Segundo Akihisa Sawa, chefe do departamento de exposições de peixes do “Kamogawa Sea World”, que é responsável pela criação de tubarões, o tubarão já estavam sem vida na manhã de terça-feira (23).
Sawa explicou: “Havia um ferimento circular de 6 a 7 centímetros perto da barbatana direita. Não sabemos se foi contraído por batidas ou mordidas de outros peixes. Como não sabemos ao certo seu modo de vida, não conseguimos saber a causa da morte. Não está decidido para onde ele será levado, mas desejo que seu corpo seja preservado para tentarmos entender essa espécie de tubarão.”
Fonte: NHK News