Autoridades do governo japonês apresentaram os efeitos econômicos positivos de adotar o sistema de alta velocidade do país, o shinkansen, em uma sessão de informação na Malásia.
Cerca de 600 pessoas dos setores públicos e privados malaios participaram do encontro em Kuala Lumpur.
A Malásia planeja construir uma linha ferroviária de alta velocidade de 300km, ligando Kuala Lumpur à vizinha Singapura. Os trens vão cobrir a distância em 90 minutos. O governo pretende iniciar as operações em 2026 e vai conduzir licitações neste ano.
No simpósio, o ministro dos transportes, Keiichi Ishii, disse que o sistema de trem-bala japonês contribuiu para o crescimento regional e é uma força condutora para o país. Ele expressou esperança de que o sistema também ajude no desenvolvimento da Malásia.
O vice-presidente executivo da East Japan Railway, Yuji Fukazawa, explicou no simpósio posterior como a linha Hokuriku Shinkansen ajudou a aumentar o turismo. A linha, que conecta Tóquio e a província de Ishikawa, foi inaugurada em 2015.
Segundo Fukazawa, a província atraiu cerca de 3 milhões de turistas a mais anualmente após o lançamento da linha e empregos foram criados.
Um representante da operadora ferroviária malaia disse acreditar que o sistema shinkansen pode contribuir para a rede de ferrovias em seu país.
Fonte: NHK Imagem: Bank Image