Redes de supermercados abrem cada vez menos lojas

Pesquisa mostra que redes de supermercados no Japão estão abrindo cada vez menos lojas. Veja mais.

Com a população do Japão diminuindo e envelhecendo é provável que fique ainda mais difícil abrir supermercados (imagem ilustrativa)

Os principais supermercados no Japão estão abrindo menos lojas neste ano fiscal em comparação ao ano anterior, 10% a menos e, ao invés disso, estão remodelando mais locais existentes para expandir as ofertas de comida pré-preparada para competir com lojas de conveniência e satisfazer idosos e clientes solteiros.

Publicidade

A Nikkei perguntou a 27 cadeias de supermercados sobre quantas lojas elas abriram e fecharam entre os anos fiscais de 2012 a 2017, e 15 delas responderam. Tais empresas inauguraram menos lojas por 4 anos consecutivos e tem abertura prevista de somente 62 no corrente ano fiscal.

As empresas também planejam fechar 36 lojas no ano fiscal de 2017, 30% menos em comparação ao ano anterior. A maioria delas fechou mais lojas nos anos de 2015 e 2016 e, aparentemente, cumpriram suas metas de encerrar as operações daquelas que não estavam dando lucro.

Poucas aberturas e mais reformas em lojas

A Seven & Holdings está remodelando mais supermercados em seu grupo. Sua rede Ito-Yokado abrirá apenas 1 loja no ano fiscal de 2017, mas está renovando outras 19, quase o triplo em comparação ao ano fiscal de 2016.

A OK Corp., com sede em Yokohama, que opera vários locais na região de Tóquio, vai remodelar 17 lojas no ano fiscal de 2017 após reformar apenas 1 localização no ano anterior, e vai inaugurar 10 lojas – o mesmo número do ano de 2016.

A Heiwado, que opera na região que abrange cidades incluindo Quioto, Osaka e Nara, vai inaugurar apenas uma loja neste ano fiscal, dando como motivo dificuldades incluindo altos custos de construção. A rede vai remodelar 20 lojas, um aumento anual de 70%.

A escala de mercado para supermercados foi de ¥10.24 trilhões em uma base de lojas já existentes no ano fiscal de 2016, um crescimento de apenas 0.1% em comparação ao ano anterior, de acordo com um grupo da indústria.

Com a população do Japão diminuindo e envelhecendo, além de um declínio na taxa de natalidade, é provável que fique ainda mais difícil abrir supermercados. A viabilidade de lojas existentes continuará a ganhar em importância.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Entenda o motivo do aumento das lavanderias “self-service” no Japão

Publicado em 24 de maio de 2017, em Comportamento

As lavanderias “self-service” estão em rápido crescimento no Japão. Entenda o porquê nesta matéria especial.

Atualmente, as lavanderias “self-service” (コインランドリー – Coin Laundry) estão em rápido crescimento no Japão. Mesmo as pessoas que têm máquinas de lavar roupas utilizam os serviços dessas lojas. Entenda o motivo e dados sobre o crescimento dessas lavanderias.

Publicidade

Lavanderias estão crescimento em um ritmo aceleradíssimo

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações realiza a cada 5 anos a “Pesquisa Nacional de Renda Familiar e Despesas”. Nessa pesquisa, também são investigadas as taxas de propagação de eletrodomésticos e outros, incluindo máquinas de lavar. Segundo a pesquisa de 2014, a taxa de difusão das máquinas de lavar é de 97.7%. Quase todas as famílias no Japão possuem máquinas de lavar em casa.

Mas não há uma pesquisa para as lavanderias? A resposta é sim! O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) realiza a “Pesquisa relacionada ao funcionamento de instalações de operações de limpeza por moedas” em determinados períodos. Segundo os resultados da pesquisa, no ano fiscal de 2013, havia 16.693 lavanderias do tipo em todo o país. Em relação ao ano fiscal de 2003, houve um aumento de aproximadamente 4.000 lojas.

Recentemente, o aumento vem sendo de mais de 500 lavanderias todos os anos.

Os motivos da “popularização”

Segundo uma mulher idosa que utiliza com frequência um lavanderia antiga de Shibuya (Tóquio), o principal motivo de ela utilizar a lavanderia é “a dificuldade de estender as roupas”. A taxa de difusão das máquinas de secar é bem menor do que a das máquinas de lavar. Provavelmente para os idosos, é uma tarefa desgastante levantar seus braços para estender as roupas caso não haja máquinas de secar. A idosa também explicou que “lavar as roupas se torna algo muito difícil por causa da idade.”

Outro homem que utiliza a mesma lavanderia disse que “depois que comecei a morar sozinho, comecei a utilizar”. Ele também explicou que “é uma oportunidade de conversar com os vizinhos.”

Segundo todas as donas de casa que frequentam o local, o principal motivo do uso é a praticidade em “não precisar separar as roupas para lavar várias vezes e poder lavar e secar tudo em uma única vez.”. Muitas mulheres também falaram que “a qualidade das máquinas das lavanderias é bem melhor que as domésticas.” Aparentemente, as donas de casa preferem utilizar as lavanderias para economizar o tempo.

Lavanderias com cafeterias e espaço para crianças

Muitas lojas com estilos únicos também estão surgindo. Algumas lojas possuem espaço para crianças, com brinquedos e outros para os pais levarem seus filhos, cafeterias e até livrarias.

Além disso, no bairro de Koto (Tóquio), um prédio de apartamentos estabeleceu uma lavanderia que contém um espaço para cafeteria e um espaço para interação entre as pessoas da região e os moradores do prédio. A lavanderia também conta com máquinas de lavar grandes para tapetes e futon e até realiza workshops para falar sobre limpeza.

Uma nova era para as lavanderias

As máquinas colocadas nas lavanderias estão melhorando a cada ano e estão aumentando de tamanho. Com isso, mais pessoas estão utilizando as lavanderias para economizar tempo e trabalho. Além disso, muitos idosos e pessoas que moram sozinhas utilizam frequentemente as lavanderias.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!