O Príncipe Herdeiro Naruhito disse que vai se dedicar totalmente ao papel de Imperador do Japão, como seu pai, quando assumir o Trono do Crisântemo.
“Vou me dedicar de corpo e alma a cada função”, disse Naruhito.
O parlamento japonês aprovou uma lei especial na sexta-feira (9) permitindo ao atual imperador, Akihito, abdicar ao trono dentro de 3 anos.
Em agosto passado, Akihito expressou indiretamente seu desejo de abdicar ao trono, dizendo que sua idade e saúde podem começar a limitar sua habilidade para cumprir seus deveres.
Nenhuma data específica foi anunciada, mas autoridades planejam uma abdicação no final de 2018, quando Akihito completar 85 anos e seu reinado estiver no 30º ano. Akihito seria o primeiro imperador a abdicar ao trono em 200 anos.
Naruhito disse que entende e respeita os sentimentos de seu pai.
“Enquanto serve há muitos anos como um símbolo para as pessoas, o imperador tratou suas tarefas de forma extremamente séria, levando cada uma delas próxima ao coração e buscando de forma sincera como seu papel ideal deveria ser”, disse Naruhito.
Naruhito, de 57 anos, que é o filho mais velho do imperador Akihito e o primeiro na linha de sucessão ao trono, fez os comentários a um grupo de jornalistas na terça-feira (13) antes de uma viagem à Dinamarca que marca 150 anos de laços diplomáticos.
O príncipe herdeiro disse que visitas ao exterior são excelentes oportunidades para promover compreensão mútua e amizade, além de ser um dos papéis mais importantes da família real. Seu pai Akihito e sua mãe, a princesa Michiko, têm consciência da história e relações entre o Japão e os países que eles visitaram e pensaram seriamente sobre como eles poderiam promover a amizade, salientou Naruhito.
Fonte e imagem: Mainichi