Festival Brasil 2017: Show especial com Elba Ramalho

Confira informações do XII Festival Brasil 2017. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de julho, no Parque Yoyogi, em Tóquio.

Elba Ramalho será o grande destaque do Festival Brasil 2017 (Foto: Wikimedia Commons)

A Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) convida a todos para participar do XII Festival Brasil 2017. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de julho, no Parque Yoyogi, em Tóquio.

Publicidade

O objetivo principal é o intercâmbio entre brasileiros, japoneses e estrangeiros em geral, além de divulgar os produtos e a comida típica do Brasil.

Neste ano, a atração principal é a cantora Elba Ramalho, que vem do Brasil especialmente para o Festival Brasil. Com mais de 30 anos de carreira, os brasileiros conhecem bem o talento de Elba, marcante pelos ritmos como baião, forró, maracatu, MPB, etc.

A programação musical é extensa durante o sábado e o domingo, com bandas brasileiras e japonesas que vão agitar o público com batucada, gafieira, samba, axé, sertanejo, rock, chorinho jazz, rap, etc.

O Festival Brasil se completa com a variedade de mais de 50 estandes que estarão comercializando churrasco, feijoada, moqueca (cozido de peixe), tapioca (fécula extraída da mandioca que se torna uma massa), cachorro-quente, pastel, caipirinha, batidas, etc. Na área de serviços, estarão sendo comercializados roupas e acessórios do Brasil, além de expositores de remessas de dinheiro ao exterior, mudanças para o Brasil, etc. Os expositores são de Tóquio, Gunma, Osaka, Aichi e Kanagawa.

Camisetas exclusivas

Com estampas no estilo tropical brasileiro, o Festival Brasil terá um estande para a comercialização da camisetas exclusivas do evento. Cristo Redentor e tucano são algumas das imagens estampadas nas camisetas. Não deixe de adquirir a sua!

Capoeira

O Setor Cultural da Embaixada do Brasil no Japão organiza o Workshop de Capoeira durante o Festival Brasil. Haverá apresentação no palco e  na rua de acesso ao evento, do lado esquerdo do palco. A Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Cachaça

O Festival Brasil vai realizar o I Grand Prix de Coquetel de Cachaça neste ano. O público vai votar na melhor cachaça preparada durante o evento.  Para isso, é preciso comprar um coquetel de cachaça numa das barracas participantes do concurso. Haverá uma urna para depositar o voto na Administração do evento e na barraca da CCBJ (onde estará sendo vendida camiseta oficial do evento). Serão sorteadas seis pessoas no sábado e no domingo para receber prêmio pela participação no concurso.

O Festival Brasil 2017 tem o patrocínio de Mitsui, Ajinomoto, TV Globo Internacional, IPC World, Vale, Atleta e EEH. O evento tem o apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e do Tokyo Metropolitan Government.

Festival Brasil 2017

Data: 15 e 16 de julho, das 11h às 20h

Local: Parque Yoyogi, Tóquio

Entrada gratuita

Organização: Câmara de Comércio Brasileira no Japão

Homepage: http://www.festivalbrasil.jp

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tanabata: noite de fazer pedido para as estrelas

Publicado em 7 de julho de 2017, em Tradições do Japão

Tanabata é a sétima noite do sétimo mês, data para fazer o pedido para as estrelas. Um dos 5 festivais mais importantes do Japão.

Tanabata: noite em que os príncipes apaixonados atendem os pedidos da Terra

Tanabata acabou se transformando em um dos 5 mais importantes festivais do Japão. Escreve-se 七夕 e lê-se tanabata ou shichiseki. Todo ano, é prática do povo escrever seu pedido em uma folha de papel colorida ou brilhante, pendurar em um ramo de bambu e orar para que as estrelas atendam ao desejo.

Publicidade

Apesar de ter se tornado um festival japonês, a história conta que veio originalmente da China. Teria entrado no país, na era Nara (710 a 794). A palavra tanabata escrevia-se 棚機, e era uma cerimônia de purificação. A donzela tecia o kimono e o enfeitava na prateleira, em oferecimento aos deuses pela boa colheita de outono e para pagar pelo imundo das pessoas. Essa cerimônia ocorria na noite de 7 de julho, como um preparativo para acolher o obon (hoje, feriado de finados). Na atualidade a palavra passou a ser escrita com 2 ideogramas simples (七夕).

A história de Tanabata na China

No antigo calendário lunar, na noite de 7 de julho, as estrelas Vega e Altair exibiam o brilho máximo e eram muito apreciadas pelas suas belezas. Nessa noite, as estrelas Vega e Altair brilhavam ainda mais intensamente, tendo a Via Láctea entre elas. Foi quando surgiu a lenda da história de amor entre a tecelã e o pastor.

Tanabata: a história de amor entre Orihime e Hikoboshi

A lenda conta que há muitos e muitos anos, a linda Orihime (Princesa Tecelã, na tradução livre, a estrela Vegas), morava perto da Via Láctea. Ela era uma tecelã como ninguém. Um belo dia, o pai da princesa, Tentei (o Senhor Celestial), depois da insistência dos vizinhos de que já estava na hora da Orihime se casar, apresentou-lhe um belo rapaz. Seu nome é Kengyu (Pastor do Gado ou estrela Altair) ou Hikoboshi. Ele acreditava firmemente que era o par ideal para a princesa.

O que o pai não imaginava era que os dois se apaixonassem imediata e fulminantemente. Eles tinham em mente apenas o romance e o amor. Passaram a esquecer dos afazeres diários de cada um.  

O pai da princesa, Tentei, não gostou nada disso. Ele decidiu, então, separá-los. Eles foram morar em lados opostos da Via Láctea.

Orihime, a princesa, caiu em lágrimas, pelo sofrimento e tristeza sem fim. O pai, então, de coração partido ao ver sua filha naquele estado fez uma concessão. Permitiu que o casal se encontrasse uma vez por ano.

Essa data era o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. Mas, Tentei impôs uma condição. Os dois príncipes enamorados tinham que atender todos os pedidos vindos da Terra nesse dia. Assim, a princesa atravessava o rio (Via Láctea) para se encontrar com seu amor e realizar o pedido das pessoas do Planeta.

Pedidos escritos em papel colorido para as estrelas Altair e Vega

Imagens: api-lady e ZazaMag

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão