Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), a longevidade dos japoneses em 2016 foi a maior da história.
De acordo com o levantamento publicado recentemente, a longevidade dos homens atingiu a média de 80.98 anos enquanto a das mulheres atingiu a média de 87.14 anos. No ano anterior, a média foi de 80.75 e 86.99 anos para homens e mulheres, respectivamente.
De acordo com o MHLW, este é o quinto ano de aumento na longevidade dos homens e o quarto das mulheres. A diferença entre homens e mulheres somou 6.16 anos.
Como as pessoas que morrem pelas “três das principais causas de morte” (doença cardíaca, doença cerebrovascular e pneumonia) estão em tendência de queda, o MHLW analisa que “com o avanço das tecnologias médicas e aumento crescente dos hábitos saudáveis, a longevidade pode aumentar ainda mais.”
O Japão ficou em segundo lugar no ranking mundial de longevidade, ficando atrás apenas de Hong Kong.
Atualmente, o MHLW está calculando a “expectativa de vida”, que analisa a expectativa das pessoas de cada faixa etária. Já a “longevidade de vida” analisa quantos anos um recém-nascido poderá viver. Dentre os japoneses nascidos em 2016, a expectativa é de que 75.1% dos homens e 87.8% das mulheres vivam até os 75 anos. Fora isso, a expectativa de que vivam até os 90 anos é de 25.6% para os homens e 49.9% para as mulheres.
Fonte: Sankei News