Japão melhora tecnologia de fibra ótica para atender a demanda por conexões mais rápidas.
Para atender a exigente demanda de transmissão de dados das redes móveis da próxima geração 5G, o governo japonês está se movendo para desenvolver melhor tecnologia de fibra ótica e outras para dar suporte à crescente busca por conexões mais rápidas.
As novas redes vão alcançar velocidade de 10 gigabites, 10 a 100 vezes os níveis atuais. Com a disseminação da “internet das coisas” e crescente fluxo de vídeos em alta resolução 4K, a exigida banda larga poderá crescer 1.000 vezes até o final do ano 2020.
Para suportar a demanda, o Instituto Nacional de Informação e Tecnologia de Comunicações conduzirá uma pesquisa sobre tecnologia de fibra ótica e também trabalhará com fabricantes de eletrônicos, além de outras parceiras do setor privado, para reforçar a capacidade de transmissão de fibra ótica.
O governo também está considerando arcar com uma parte do custo para atualizar a infraestrutura de fibra para versões mais rápidas.
Tais empresas como as unidades da Nippon Telegraph & Telephone vêm sendo amplamente responsáveis pela instalação de redes de telecomunicações do Japão até o momento. Contudo, substituir equipamentos em todo o país “poderia custar 5 trilhões de ienes”, de acordo com uma fonte do governo. Alguns no setor privado estão pedindo por assistência pública para ajudar a cobrir os custos.
Fonte e imagem: Nikkei