Imperdíveis festivais do maneki neko, o gato da sorte

A sugestão de lazer é apreciar e comprar gatos da sorte – maneki neko – em festivais nas cidades de Seto e Ise, neste mês.

Maneki Neko Festival em Ise tem mais de 30 mil peças da sorte (divulgação)

A superstição japonesa diz que esses gatos da sorte – maneki neko – atraem sorte. Se tem a patinha esquerda levantada atrai pessoas. Já a patinha direita levantada convida o dinheiro.

Publicidade

Seja qual for a patinha levantada, os japoneses gostam de ter um desses na porta de entrada do seu estabelecimento comercial para convidar pessoas a trazerem dinheiro. 

Os festivais do maneki neko normalmente ocorrem próximos à data 29 de setembro, pronunciada como “kuru fuku”, pois na escrita japonesa a data é grafada como 9.29. Fuku significa sorte, assim, essa data foi reservada para os gatos da sorte.

Portanto, é um festival de gratidão para os maneki neko que respondem aos modestos desejos do povo convidando a sorte e a felicidade para entrarem em suas casas ou estabelecimentos comerciais.

Agora que compreendeu o significado das patinhas levantadas, fica a sugestão para visitar os festivais que ocorrem em dois locais tradicionais na região Tokai – Mie e Aichi.

Peças valiosas do maneki neko ao lado de outras com valores acessíveis (divulgação)

Maneki Neko Festival em Ise

Um dos grandes festivais é realizado em Ise (Mie), no Okage Yokocho, próximo ao santuário xintoísta Ise (Ise Jingu).

São mais de 30 mil unidades dos gatos da sorte reunidos de todo o Japão. Artistas se empenharam em produzir desde os tradicionais aos mais inusitados. Há gatos da sorte para todos os gostos.

Uma dessas peças ganhou o preço de 5,4 milhões de ienes. Ele tem um design único e o gato é todo vermelho, cor auspiciosa.

Maneki neko que custa 5,4 milhões de ienes com design único e inusitado (CBC TV)

  • Período: até 1o. de outubro
  • Horário: 9h29 às 17h29
  • Entrada: gratuita, porém há objetos para venda
  • Endereço: Mie-ken Ise-shi Ujinakonoguro-cho 52 (Okage Yokocho) – clique aqui para abri-lo
  • Recomenda-se usar transporte público
  • Da estação de trem Ujiyamada da Kintetsu, toma-se um ônibus com destino a Miya-mae e desce no ponto Jingu Kaikan-mae (trajeto de cerca de 20 minutos)

100 artistas de todo o Japão criaram gatos da sorte com design exclusivo para Seto (divulgação)

Maneki Neko Festival em Seto

A cidade da cerâmica e da porcelana – Seto (Aichi) – não poderia deixar de homenagear os gatos da sorte. Ela se colore de gatos da sorte artísticos durante 2 dias. Recebe mais de 80 mil pessoas anualmente e é considerado o maior festival de outono da cidade.

A cidade tem lindos e inusitados gatos da sorte criados por 100 artistas de todo o Japão. As obras ficam à venda para o consumidor. Um dos atrativos do festival é a pintura de gatos nos rostos dos visitantes. Especialmente as crianças adoram isso e é gratuito.

Se der fome durante a visita às galerias e lojas, os cafés e restaurantes preparam menus especiais para esse festival.

  • Data: 23 e 24 de setembro
  • Horário: 10h às 17h
  • Endereço: Aichi-ken Seto-shi Kurasho-cho 1-1 (clique aqui para abrir o mapa)
  • Estacionamento gratuito no Centro Cultural de Seto (瀬戸市文化センター)
  • Transporte público: tomar o trem da linha Meitetsu e descer na estação Owari Seto

Ponto alto do festival de Seto é a maquiagem de gatinha oferecida gratuitamente (divulgação)

Fontes e fotos: divulgação e CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kuwait ordena que embaixador norte-coreano saia do país

Publicado em 18 de setembro de 2017, em Ásia

O Kuwait ordenou que o embaixador da Coreia do Norte deixe o país dentro de 1 mês.

O Kuwait rebaixou as relações diplomáticas com Pyongyang (YouTube/Arirang News)

O Kuwait ordenou que o embaixador da Coreia do Norte deixe o país dentro de 1 mês, visto que o país do Golfo rebaixou as relações diplomáticas com Pyongyang, disse um diplomata norte-coreano na região do Golfo no domingo (17).

Publicidade

O Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs novas sanções após o 6º e maior teste nuclear da Coreia do Norte neste mês, e os Estados Unidos pediram aos países para romper laços diplomáticos e financeiros com o regime.

O diplomata, que pediu para não ser identificado, disse à Reuters que o embaixador, So Chang Si, deixará o país após a decisão do Kuwait em rebaixar a representação diplomática norte-coreana ao nível de encarregado de negócios.

Contudo, Chang Sik estava planejando deixar o país no final de setembro porque seu termo terminou, frisou o diplomata.

Oficiais do Kuwait não responderam imediatamente quando solicitados a comentar sobre o assunto.

No Kuwait, onde vivem cerca de 3.000 norte-coreanos, vem abrigando missões exclusivas norte-coreanas na região do Golfo.

A declaração do Kuwait ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter se encontrado com o chefe de estado do Golfo em Washington no início deste mês.

No mês passado, o país do Golfo interrompeu voos diretos de Pyongyang, assim como vistos de entrada e licenças comerciais, divulgou a agência de notícias KUNA, citando um oficial do ministério de relações exteriores.

O ministro de relações exteriores do Kuwait disse que, no momento, estava comprometido a implementar as resoluções com Conselho de Segurança sobre a Coreia do Norte, salientando que interrompeu empréstimos ao governo asiático, proibiu importações e cortou o número de seus diplomatas no país.

Fonte: Reuters
Imagem: YouTube (Arirang News)

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!