
Um consórcio de bancos informou que planeja lançar a moeda digital em tempo para as Olimpíadas de Tóquio em 2020 (imagem ilustrativa)
Um consórcio de bancos japoneses poderá lançar uma nova moeda nacional digital em uma tentativa de encorajar os cidadãos a dependerem menos de dinheiro vivo, divulgou o Financial Times.
Segundo o Financial Times, um consórcio liderado pelo Mizuho Financial Group e pelo Japan Post planeja lançar a moeda digital em tempo para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.
O novo projeto, que tem o apoio do banco central e autoridades reguladoras do Japão, visa desenvolver tecnologia para permitir que a população no país realize pagamentos de produtos e serviços com seus smartphones.
Artigos relacionados
Atualmente, os pagamentos em dinheiro vivo representam 70% de todas as transações em valor no Japão, contudo, tal dependência implica custos para os bancos e governos.
O consórcio de bancos estima que a adoção de uma nova moeda digital poderia acrescentar 10 bilhões de ienes (90 milhões de dólares) à economia, divulgou o Financial Times. A J-Coin seria cambiada a uma taxa de 1 por 1 com o iene.
Os bancos japoneses não estão sozinhos na busca para desenvolver sua própria moeda digital. Bancos líderes que incluem o HSBC, o Barclays, o USB e o Santander estão desenvolvendo um “Acordo de Moeda Universal” para tornar os negócios entre eles mesmos mais fáceis, inspirados pelo sucesso de moedas digitais como a bitcoin.
Fonte: Business Insider Imagem: Bank Image







