O ministério dos transportes do Japão decidiu intensificar as medidas antiterrorismo nos principais aeroportos do país até o ano 2020.
Ataques terroristas têm visado aeroportos no exterior nos últimos anos. Em março do ano passado, 32 pessoas morreram em atentados com bombas em um aeroporto e em outros locais em Bruxelas, na Bélgica. Em junho do ano passado, atentados suicidas em um aeroporto em Istambul, na Turquia, deixaram 45 pessoas mortas.
O ministério vai intensificar as verificações de segurança nos aeroportos e também decidiu aumentar as medidas antiterrorismo em complexos aeroportuários que são acessados livremente pelo público em geral.
No próximo ano fiscal, que tem início em abril de 2018, o ministério vai instalar portões automáticos de detecção de explosivos nas entradas de aeroportos em uma base experimental. Detectores portáteis de explosivos também serão testados para verificar bagagens.
Após confirmar a eficácia dos portões e detectores, o ministério planeja equipar o Aeroporto Internacional de Haneda (Tóquio) e outros aeroportos internacionais com os dispositivos até 2020, quando a capital japonesa sediar os jogos olímpicos e paralímpicos.
Fonte e imagem: NHK