O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar tem a intenção de subsidiar parte dos custos para que restaurantes, cafés e outros estabelecimentos relacionados instalem salas ou espaços exclusivamente para fumantes, com início no próximo ano fiscal.
O plano visa encorajar as operadoras de negócios, que estão indecisas em estabilizar salas ou espaços separados devido aos custos, fortalecendo assim medidas para prevenir o fumo passivo.
O ministério vai atribuir cerca de 5.5 bilhões de ienes em seu pedido inicial de orçamento para o próximo ano fiscal para medidas a fim de prevenir o fumo passivo, incluindo subsídios e atividades de esclarecimento. A quantia será 5 vezes maior em comparação ao ano fiscal anterior.
Os subsídios planejados serão fornecidos se as operadoras de estabelecimentos de alimentos instalarem salas com ventiladores exclusivamente para fumantes ou modificar seus interiores para o propósito.
O subsídio individual máximo será de cerca de 2 milhões de ienes. O governo vai bancar metade dos custos para construção e outros gastos que se incluem nessa faixa.
Além dos estabelecimentos de alimentos, o ministério planeja permitir a lojas de comércio, instalações que oferecem acomodações e outros que solicitem os subsídios.
O ministério também planeja aprovar um projeto de lei para revisar a Lei da Promoção de Saúde, a qual inclui medidas para prevenir o fumo passivo, em uma sessão extraordinária da assembleia que será realizada no outono.
Em março deste ano, o ministério anunciou um projeto de plano que visava proibir em princípio o fumo em restaurantes e outros estabelecimentos relacionados.
Contudo, as operadoras de tais estabelecimentos expressaram oposição, citando temores de a proibição poderia afastar os clientes.
Fonte: Yomiuri Imagem: Bank Image