‘Reversão’ de sexos garante prêmio IgNobel

A fêmea tem pênis e o macho uma cavidade. Foi a descoberta da ‘reversão’ que garantiu o prêmio IgNobel de Biologia para pesquisadores japoneses e brasileiro.

Prêmio na categoria Biologia faz questionar o que é feminilidade e masculinidade, com essa reversão de sexos (Asahi)

O IgNobel premia as descobertas científicas mais estranhas, todo ano, no outono, em Harvard, desde 1991. As descobertas fazem as pessoas do Planeta rirem. Foi criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável). Este ano foi realizada na quinta-feira (14) e premiou cientistas japoneses, em pesquisa conjunta com colegas brasileiro e suíço, na categoria Biologia.

Publicidade

Os pesquisadores premiados foram Kazutoku Yoshizawa, 46, da Universidade de Hokkaido, Yoshitaka Uemura, 40, da Universidade Keio, Rodrigo Ferreira, da Universidade de Lavras e mais um suíço.

O objeto de estudo dos pesquisadores foi um inseto cavernícola, no Brasil. A fêmea dessa espécie encontrada na caverna possui um órgão parecido com um pênis. A pesquisa foi bem avaliada pelo júri, pois faz as pessoas questionarem sobre a feminilidade e a masculinidade.

Reversão de sexos

Esse inseto tem 3mm e foi catalogado como novo, em 2010. Os pesquisadores tiveram que observar o longo acasalamento deles. Levam cerca de 40 a 70 horas. Insetos capturados foram observados pelos pesquisadores para elucidar a biomecânica do ato sexual.

Eles constataram “reversão” sexual. Trocando em miúdos, a fêmea tem pênis e o macho tem cavidade.

Quanto ao motivo da “reversão”, os pesquisadores explicam que é o macho que fornece nutrientes à fêmea juntamente com os espermatozoides durante o acasalamento. No entanto, no caso desse inseto em particular, para obter essa nutrição, a fêmea teve que evoluir para avançar no controle do acasalamento.

O pesquisador Yoshikawa batizou esse inseto de トリカヘチャタテ em japonês (pronuncia-se torikahechatate). Ele faz parte da família Psocoptera e já foram encontradas mais de 5 mil espécies diferentes em todo o mundo. Mas, nas cavernas brasileiras foram encontradas somente 4 espécies com reversão sexual. Segundo Yoshikawa, nos seres vivos pode-se encontrar reversão sexual, como em alguns peixes. Porém, no mundo dos insetos foi a primeira descoberta.

Longo acasalamento de 40 a 70 horas dos insetos com reversão sexual (pesquisadores via Asahi)

Fonte e fotos: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte tufão 18 requer atenção e prevenção no fim de semana

Publicado em 15 de setembro de 2017, em Informações

O tufão muito forte Talim, de número 18, causa prejuízos por onde passa e no domingo poderá chover de 300 a 400 mm em Tokai.

Tufão Talim traz tempestades fortes por onde passa. Em Okinawa derrubou árvores (Okinawa Times/Yahoo)

O forte tufão número 18, chamado de Talim, derrubou carros, árvores, afundou barcos, com rajadas de ventos cortantes de 45,8 m/s e chuva histórica superior a 500 mm em Miyakojima (Okinawa), na quinta-feira. Provocou apagão, cancelamento de voos e fez as pessoas correrem para os supermercados para se abastecerem.

Publicidade

Nesta sexta-feira (15) a previsão é de fortes chuvas em Amami e sul da região Kyushu. No sábado, ele se desloca para a região oeste com muita intensidade provocando um grande mau tempo.

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão solicita às pessoas se prepararem com antecedência. Ele provoca ventos superiores a 25 metros no raio de 200Km do olho e mais de 15m/s no raio de 390Km. Confira aqui como se preparar para se proteger do tufão.

Derrubou árvores, afundou navios, provocou apagão e outros estragos em Miyakojima (Okinawa Times)

Chuvas de 400 mm na região Tokai

No domingo (17) prevê-se uma forte tempestade por conta da força do tufão. Chuvas intensas superiores a 80 mm/h estão previstas para ampla área.

  • 300 a 400mm em Tokai
  • 200 a 300mm no sul de Kyushu, Shikoku e Kinki
  • 100 a 200mm em Amami e Kanto Koshin
  • 100 a 150mm no norte de Kyushu

Além das chuvas intensas, a AMJ alerta para as rajadas de ventos muito fortes chegando a 35 a 45 metros. Também informa que a região costeira poderá ter ondas de até 10 metros de altura.

Quando ocorrem essas tempestades, há riscos de deslizamentos, enchentes e inundações.

Veículo kei tombou com a força do vento em Miyakojima (Okinawa Times)

Várias cenas como essa foram relatadas em Miyakojima (Okinawa Times)

Fontes: ANJ, Yahoo, NHK e Okinawa Times
Fotos: Yahoo e Okinawa Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!