De acordo com o Safe Cities Index 2017 (Índice de Cidades Seguras 2017), um relatório produzido pela unidade da Economist Intelligence, a cidade mais segura do mundo neste ano é Tóquio, seguida por Singapura e Osaka.
O relatório analisou 60 grandes cidades em todo o globo, utilizando quatro critérios fundamentais para determinar quais são as mais seguras e poucas seguras: segurança digital, segurança de saúde, segurança de infraestrutura e segurança pessoal.
Tóquio, que também ficou em primeiro lugar no ano de 2015, recebeu uma pontuação total de 89.8, ficando em primeiro para segurança digital, em segundo para segurança da saúde e quarto para segurança pessoal. A cidade foi classificada em 12º lugar para segurança de infraestrutura.
Singapura recebeu uma pontuação de 89.64 e Osaka 88.87. Toronto, Melbourne, Amsterdã, Sydney, Estocolmo, Hong Kong e Zurique ficaram entre as dez mais seguras.
No lado oposto, Karachi, no Paquistão, foi considerada a cidade menos segura, com uma pontuação total de 38.77.
Karachi ficou em último para segurança na saúde e segurança pessoal e teve a maior frequência e gravidade de ataques terroristas. Yangon, em Myanmar, ficou em segundo nas cidades menos seguras, com uma pontuação de 46.47. Dhaka, Jakarta, Ho Chi Minh City, Manila, Caracas, Quito, Teerã, Cairo e Joanesburgo ficaram na parte inferior da lista.
Fonte: The Economist