O governo da Austrália informou que não permitirá a entrada de um time de futebol para um campeonato de qualificação no próximo mês por causa do contínuo desenvolvimento nuclear e de míssil de Pyongyang.
O time norte-coreano iria jogar nas partidas de qualificação para os campeonatos na categoria abaixo de 19 anos de idade da Confederação de Futebol Asiático que iniciariam em Vitória no dia 4 de novembro. Coreia do Norte, Hong Kong, Ilhas Mariana do Norte e Austrália participariam do campeonato.
Após a decisão, a ministra australiana de Relações Exteriores, Julie Bishop, disse “receber o time seria contrário à forte oposição do governo em relação aos programas ilegais de desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.”
“Seria inconsistente com nossos esforços para aumentar a pressão diplomática e econômica sobre Pyongyang para cumprir com as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas,” frisou.
A Federação de Futebol da Austrália diz que as partidas de qualificação agendadas, provavelmente, serão transferidas para outro país.
Fonte: NHK
Imagens: NHK e Yonhap News