Uma propriedade agrícola particular de Okazaki (Aichi) recebeu muitas borboletas chamadas de asagi madara (nome científico Parantica sita).
O nome em japonês foi atribuído por uma das cores de suas asas, um índigo, idêntico à tintura extraída de uma planta. Essa cor – asagi – é famosa no Japão, muito usada em padronagens tradicionais de tecidos, inclusive de yukata (quimono de verão).
Essas borboletas asagi madara começaram a visitar a propriedade da família Hiraki há 3 anos. Elas gostam da flor eupatorium (Eupatorium japonica) e, desde que a família fez essa plantação, a horta passou a receber a visita delas no outono. A propriedade agrícola fica na montanha do lado leste da cidade.
Borboletas encantam
O período para apreciá-las não é longo. Elas dançam sobre as flores graciosamente desde 14 de setembro e ficam até o final deste mês. Com asas abertas elas têm cerca de 10 cm.
Depois, as asagi madara viajam. Elas gostam de local mais quente.
De Okazaki à Ilha Amami são quase 1,5 mil quilômetros. Se fosse de carro levaria pelo menos 26 horas.
Em 10 de outubro do ano passado, as borboletas numeradas pelos cientistas, partiram de Wakayama. Elas foram encontradas 83 dias depois em Hong Kong. Viajaram 2,5 mil quilômetros.
Assista ao vídeo da matéria feita pela CBC TV para conferir a beleza dessas borboletas migratórias.
https://youtu.be/UWq5yKfQIcc
Fonte: CBC TV Foto: Wikimedia