Funcionamento do relógio biológico foi a pesquisa premiada pelo Nobel de Medicina

Três pesquisadores americanos ganharam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por descoberta no mecanismo do relógio biológico. Veja mais.

Da esquerda para direita, os pesquisadores Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young, vencedores do Prêmio Nobel

O Comitê do Prêmio Nobel 2017, que está sendo realizado em Estocolmo (Suíça), anunciou os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 por volta das 18h30 de segunda-feira (horário japonês). Os premiados foram o doutor Jeffrey C. Hall, da Universidade de Maine, o professor Michael Rosbash, da Universidade Brandeis, e o professor Michael W. Young, da Universidade Rockefeller, todos americanos.

Publicidade

A pesquisa deles teve início nos anos 80. Os três pesquisavam o chamado “relógio biológico”, mecanismo do corpo que permite a memorização do ciclo tomado pelo organismo durante as 24 horas do dia e controla o ciclo circadiano das plantas e dos animais, incluindo os humanos. Os pesquisadores descobriram a existência de genes capazes de controlar o ritmo circadiano ao realizar um experimento com moscas drosófilas.

O ciclo circadiano é o período de 24 horas em que o ciclo biológico se baseia levando em conta a influência da temperatura, da maré, variação de luz e outros.

Os chamados “genes do tempo” conseguem perceber o período do dia de acordo com a luminosidade do sol e, no entardecer, começam a construir as proteínas (hormônios). Com o aumento dessas proteínas, os animais com hábitos noturnos começam a sentir sono e em contrapartida, com a queda dessas proteínas, o animal acorda. Esses genes são responsáveis pelo controle do relógio biológico.

O funcionamento do relógio biológico contra os hormônios, o metabolismo e a mudança da temperatura corporal e, caso o organismo não viver conforme seu relógio biológico, o corpo fica sobrecarregado e aumenta o risco de ocorrência de diversas doenças.

“Os três descobriram os genes relacionados ao relógio biológico existente nos seres vivos, e esclareceram que são ajustados de acordo com a luminosidade. Esta descoberta abriu novas portas para o novo campo de pesquisas do relógio biológico, que é importante para a manutenção da saúde.”, disse o Comitê Seletivo do Prêmio Nobel.

“Pesquisadores lendários que descobriram os genes do tempo”

O professor e especialista do funcionamento do relógio biológico Kazuhiro Yagida, do departamento de fisiologia integrada da Universidade de Medicina da Província de Quioto, afirmou que essa é uma pesquisa importante para o desenvolvimento de estudos relacionados.

“Estes três são pesquisadores lendários que descobriram os genes do tempo e esclareceram porque os seres vivos conseguem construir um ritmo de 24 horas com esses genes.

O relógio biológico, atualmente, é um mecanismo comum entre todos os seres vivos. A partir de agora, será necessário desvendar a relação entre o funcionamento do relógio biológico e o aumento do risco de diversas doenças no caso do organismo viver irregularmente. A pesquisa dos três mostrou a importância do relógio biológico e também contribuiu imensamente para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas,” disse Yagida.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incrível ‘nuvem funil’ é registrada no céu do Japão

Publicado em 3 de outubro de 2017, em Tempo

A rara exibição dos céus deixou as pessoas impressionadas por sua aparência misteriosa. Confira o vídeo.

As nuvens funil são formadas por gotas de água condensadas, estendendo da base de uma nuvem e se moldando quando combinadas com uma coluna de vento rotativa (Twitter/Weathernews/@wni_jp)

O Japão é um país conhecido pela sua beleza natural, mas no último fim de semana, as pessoas na província de Niigata foram abordadas por uma rara exibição dos céus que as deixou impressionadas por sua aparência misteriosa.

Publicidade

A cena foi capturada em vídeo por um residente e postada no Twitter pela empresa de meteorologia com sede em Chiba, a Weathernews, que recebeu mais de 60 mil retweets e mais de 91 mil likes em poucos dias.

Confira o vídeo abaixo e veja a inquietante nuvem redemoinho e transformação misteriosa no céu:

A cena é tão incomum que quase parece uma imagem gerada por computador, mas é absolutamente real, com a Weathernews deixando sua explicação para nos ajudar a entender o que está acontecendo no vídeo.

“Este vídeo captura a criação de um tornado conhecido como “nuvem funil”, que aparece sobre a cidade de Joetsu, na província de Niigata. Seu desaparecimento gradual foi filmado de um ponto de vista muito perto.”

A filmagem de um ponto de vista tão perto foi extremamente privilegiada, oferecendo uma imagem notável que nos mostra exatamente quando a formação do funil gira e flutua enquanto desaparece, quase diretamente acima da pessoa que registrou as imagens.

Na verdade, as nuvens funil são formadas por gotas de água condensadas, estendendo da base de uma nuvem e moldando seu formato quando combinadas com uma coluna de vento rotativa. Ao contrário de um tornado, que toca o solo e aumenta a velocidade, as nuvens funil não alcançam o solo ou uma superfície de água.

Se as condições fossem diferentes, a bela cena misteriosa teria se transformado em uma situação mais perigosa, mas felizmente ela passou sem incidentes, visto que a nuvem, subiu pacificamente ao céu.

Fonte: Twitter/wni_jp via Rocket News
Imagem e vídeo: Twitter/wni_jp

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão