Segundo análise de especialistas, uma grande erupção pode ocorrer no Monte Shinmoe, localizado na região Kyushu.
Em 11 de outubro, o vulcão na cordilheira Kirishima entrou em erupção pela primeira vez desde 7 de setembro de 2011 (ANN/reprodução)
Na quinta-feira (19), o comitê de previsão de erupção vulcânica do Japão ofereceu uma análise de que uma grande erupção pode ocorrer no Monte Shinmoe, Shinmoe-dake, na região de Kyushu, sudoeste do Japão.
Publicidade
Ao se reunirem na cidade de Kagoshima (província homônima), altos membros do comitê analisaram recentes atividades do vulcão que se estende pelas províncias de Kagoshima e Miyazaki.
Após a reunião, Kazuhiro Ishihara, professor honorário da Universidade de Quioto e presidente do comitê, disse em uma conferência de imprensa que a quantidade de magma que está se acumulando sob a montanha atingiu cerca do nível visto em 2011, quando a grande erupção anterior ocorreu.
Se uma grande quantidade de magma é abastecida ainda mais, pode haver uma grande erupção, de acordo com a perspectiva consensual dos membros da comissão.
Em 11 de outubro, o vulcão na cordilheira Kirishima entrou em erupção pela primeira vez desde 7 de setembro de 2011. A montanha ficou silenciosa na terça-feira (17), contudo, a Agência Meteorológica do Japão (AMJ) manteve o nível de alerta vulcânico a 3, em uma escala que vai até 5.
Fonte: Jiji
Imagem: ANN