A Universidade de Gunma anunciou a demissão disciplinar de um professor de 56 anos da Faculdade de Ciências da Saúde. O nome dele não foi revelado.
Segundo a universidade, o professor escreveu comentários como “essa universidade está perdida”, “os professores da universidade são todos estranhos”. Ele fez outras observações negativas, diversas vezes, sobre a instituição e os alunos no Twitter e também em livros que escreveu, sob um nome fictício.
Além disso, foram constatadas 12 alterações em dados de 4 pesquisas publicadas pelo professor entre 2008 e 2010.
“Não fui eu quem fez as publicações no Twitter”, argumentou o professor para a universidade. O professor também nega a autoria das adulterações dos dados. “As pesquisas foram feitas por outras pessoas e não tenho nenhuma culpa”, disse o professor.
A universidade conseguiu confirmar que os comentários no Twitter foram feitos pelo próprio professor. Em relação às adulterações nas pesquisas, a universidade declarou que “não foi possível determinar se o professor adulterou diretamente, mas ele teve alguma participação”. A demissão dele foi decidida em 5 deste mês, e a carta de demissão foi enviada ao professor no dia seguinte.
“O professor cometeu atos inapropriados que mostram significativa falta de aptidão como profissional. Pedimos nossas sinceras desculpas pelo resultado que compromete a confiabilidade da universidade”, disse a escola.
Fonte: NHK News Imagem: Gunma University