A Toyota Motor Corp está planejando reduzir pela metade o número de modelos de carro que a empresa vende no Japão para cerca de 30%, até 2025.
O objetivo da empresa é focar em modelos mais populares dentro de um mercado em retração, disse à Reuters uma pessoa informada sobre o assunto na quinta-feira (12).
Atualmente, a montadora oferece cerca de 62 modelos de carros no Japão, incluindo o híbrido Prius e o compacto Aqua, juntamente com modelos menos populares incluindo o sedan Premio.
As vendas de automóveis no Japão vêm caindo, visto que a população envelhece rapidamente e enquanto os jovens estão perdendo o interesse em ter um carro.
Os planos permitirão à Toyota fazer um melhor uso de seus recursos, disse a pessoa, que não foi autorizada a comentar sobre o assunto e se recusou a ser identificada.
A porta-voz da Toyota, Akiko Kita, disse que a empresa estava buscando várias estratégias para manter as vendas em pelo menos 1,5 milhão de veículos anualmente dentro de um mercado em retração. Atualmente, a empresa vende cerca de 1,6 milhão de unidades ao ano.
A Toyota e outras fabricantes de carros globais estão concentrando seus esforços em desenvolver veículos que emitem menos poluentes, incluindo carros elétricos, enquanto também focam em expandir a participação nos mercados emergentes.
Fonte: Agência Reuters Imagem: Bank Image