A ONU-Organização da Nações Unidas recebeu uma carta de queixa da Coreia do Norte, dizendo sobre os exercícios militares realizados em conjunto entre Estados Unidos e Coreia do Sul. Descreve como “pior situação de todos os tempos”, por conta dos equipamentos nucleares dos EUA prontos para o ataque.
A carta foi entregue na segunda-feira (13), dirigida ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e assinada pelo embaixador norte-coreano Ja Song Nam.
Insinuação de guerra nuclear
A cópia da carta, obtida pela Reuters, diz que os Estados Unidos estão “enlouquecendo por exercícios de guerra introduzindo equipamentos nucleares de guerra dentro e ao redor da Península Coreana”, desde 11 deste mês.
Em outra linha sublinha que “é impossível prever quando explodirá uma guerra nuclear”, soando como ameaça aos Estados Unidos.
A carta também aponta “o que os Estados Unidos fazem é aumentar a tensão, ameaçando a paz”. Em relação ao desenvolvimento nuclear e dos mísseis pela Coreia do Norte, afirma que “fizemos a escolha certa”.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções para isolar economicamente a Coreia do Norte, incluindo limitação das exportações. A China deverá reduzir o fornecimento de petróleo e também encerrar as empresas norte-coreanas no país.
Fonte: JNN
Fotos: JNN e Wikimedia