Um forte terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter, que ocorreu por volta das 21h20 de domingo (12), atingiu a região ao longo da fronteira entre o Irã e Iraque, deixando pelo menos 61 mortos e 300 feridos no Irã, disse um oficial iraniano.
A TV estatal iraniana disse que autoridades iraquianas divulgaram pelo menos seis mortes e 200 feridos dentro do Iraque, embora o governo do país não tenha feito um comentário oficial.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve seu epicentro 32Km ao sudoeste da cidade iraquiana de Halabja, no extremo leste do país. A profunidade do abalo foi de 33,9Km.
A República Islâmica da Rede de Notícias do Irã, citando o chefe de serviços médicos do país Pirhossein Koulivand, disse que pelo menos 61 pessoas morreram e 300 ficaram feridas no lado do Irã na fronteira.
A TV estatal iraniana também informou que oficiais iraquianos reportaram pelo menos seis mortes dentro do Iraque, juntamente com mais de 50 pessoas feridas na província de Sulaymaniyah e cerca de 150 na cidade de Khanaquin. Nenhum relato estava imediatamente disponível por parte do governo do Iraque.
A mídia social iraniana estava alvoroçada na noite de domingo com postagens sobre pessoas evacuando suas casas, principalmente em Kermanshah e Ghasr-e-Shirin.
O Irã está localizado sobre várias falhas geológicas e é propenso a terremotos quase diários. Em 2003, um tremor de magnitude 6,6 destruiu a cidade histórica de Bam, deixando 26 mil mortos.
#baghdad : 7.2 earth quake hit border of #iraq and #iran and felt across #iraq and several countries near by pic.twitter.com/Wcw8RHQDmC
— Steven nabil (@thestevennabil) November 12, 2017
Fonte: Mainichi Imagem: Twitter