A média do preço de um litro da gasolina comum chegou a 141,7 ienes esta semana, o mais alto do ano.
Este preço no varejo poderá afetar o orçamento das famílias que pretendem viajar no feriadão usando o veículo para o deslocamento.
A Agência de Recursos Naturais e Energia divulgou o valor do varejo nesta quarta-feira (27), da média levantada até o dia 25 deste mês. Em relação ao mês passado o aumento foi de 0,2 iene, porém, comparando à mesma época do ano anterior, representa 11 ienes a mais.
Não só o preço da gasolina está mais caro, como também do litro da querosene. Um galão de 18 litros passou a custar em média 1.580 ienes, o mais caro ao longo dos últimos 15 anos.
O Centro de Informação do Petróleo do país informou que o preço médio dos combustíveis vem subindo desde setembro deste ano, gradualmente.
Para o ano que vem a análise é de que se mantenham nesse patamar. Tudo vai depender do comportamento da Arábia Saudita e da OPEP-Organização dos Países Exportadores de Petróleo. O corte do fornecimento do petróleo vem sendo feito de forma coordenada, o que afeta no preço bruto, no mercado internacional.
Fonte e foto: NHK