Uma exposição de fotos em Tóquio atrai pessoas de todas as faixas etárias. Tudo para tirar uma selfie com a fotógrafa profissional de 89 anos. Ela é Kimiko Nishimoto. Ficou famosa por suas selfies nas redes sociais. As suas fotos se transformaram em livro de sucesso no ano passado.
Nasceu em 1928 na província de Kumamoto. É de lá que tira selfies estendida no chão ou no varal. Tudo o que faz tem humor.
Iniciou o hobby de fotografia aos 72 anos. E logo ganhou fama através das redes sociais. Em 2011 realizou sua primeira exposição no Museu de Arte da Província de Kumamoto.
A vovó Kimiko usa uma câmera digital com timer para se autofotografar. Cria o cenário, verifica o ambiente e bota humor. Depois, ela mesma se senta em frente ao seu computador para editar as imagens.
Nessa hora imprime movimento, boke, recorta e cria fotos incríveis. É sempre a modelo.
Lições da fotógrafa de 89 anos
“Não gosto de ficar parada. Gosto de movimento e alegria. Para fotografar ando e penso bastante. É uma ginástica para o cérebro”, comenta. Diz que esse pode ser o segredo de sua longevidade saudável.
Revela que pretende continuar fotografando, mesmo que algum dia fique acamada. “Dá pra fotografar da cama, né?!”, exclama. Afinal, para Kimiko tudo o que tem vontade de fazer se transforma em ponto de virada na vida. Assim foi no passado como cabeleireira ou atleta campeã de ciclismo. Segundo a fotógrafa “basta começar, não importa a idade”.
Suas palavras e imagens transmitem exatamente isso para os jovens que vão ver suas fotos na exposição. “Quanto humor”, “ganhei alegria”, “ganhei coragem”, dizem eles.
Exposição Asobokane『遊ぼかね』
- Data: até 18 de janeiro
- Horário: 10h30 às 18h30 (exceto de 28/dez a 4/jan, folga)
- Local: EpSite – Epson Imaging Gallery, 29o. andar do Shinjuku Mitsui Bldg.
- Endereço: Shinjuku, toque aqui para abrir o mapa
- Entrada gratuita
Fontes: JNN, EpSite, DC Watch
Fotos: JNN e DC Watch