Por que frango da KFC e bolo decorado são símbolos de Natal no Japão?

Na véspera de Natal no Japão se formam filas em frente ao Kentucky Fried Chicken e as lojas vendem bolos decorados com morango como nunca. Saiba por que.

Bolo decorado com morangos e frango da KFC são os alimentos tradicionais do Natal no Japão (Itoyocado/KFC)

São poucos os japoneses cristãos, apenas uma minoria de 1%. Então, por que se comemora o Natal e ainda por cima com frango da rede Kentucky Fried Chicken ou KFC?

Publicidade

O Natal ocidental chegou ao Japão como um meio de globalização do povo. Presentes para os netos, filhos, pais ou namorados. Parece ser uma data romântica como Valentine’s, também importada. A véspera é uma data em que os motéis ficam lotados.

Já nos lares, comprar frango frito e bolo decorado com creme e morangos era chique. Pelo menos para aquela época. Mas, tornou-se tradição. Independente de ser o frango da KFC ou o bolo branco com morangos, a verdade é que as famílias encomendam delícias de origem europeia e americana para a data cristã.

Frango da KFC se tornou tradição, junto com o bolo coberto de chantilly com morangos (KFC/Hotel Metropolitan)

Estima-se que cerca de 3,6 milhões de famílias ainda compram o frango assado ou frito da KFC. Um assado inteiro chamado de Premium, com recheio de queijo parmesão e cogumelos entre a pele e a carne custa 5.880 ienes. Segundo a história, a KFC entrou no Japão na década de 70. Em 1974 o então diretor de marketing criou uma campanha クリスマスはケンタッキー  (Kurisumasu wa Kentakkii: Kentucky for Christmas) ou “Natal é Kentucky. Kentucky para o Natal”, sugerindo a compra dos frangos fritos. E a campanha foi um sucesso. Portanto, foi a KFC que criou essa tradição do frango na ceia natalina, em família.

Na mesma época, os japoneses estavam abertos para as novidades vindas de fora. Foi quando alguém teve a ideia de decorar o bolo com o creme chantily. Colocou uns morangos para dar um toque de luxo. Sim, morangos eram frutas luxuosas e, portanto, caras. Isso virou febre, ainda mais na era em que os lares já podiam ter geladeira. Mais tarde transformou-se em tradição, com um toque japonês.

Assim, no jantar natalino esses alimentos são imperdíveis. Não é à toa que as principais lojas de departamento ou de conveniência iniciam os pedidos já em outubro. Vendem milhões de bolos e tortas decoradas, hoje com vários sabores e formas.

As finas confeitarias das lojas de departamento têm como principais clientes vovós e mamães que fazem questão de partir o bolo em família e agradar seus netos e filhos.

Bolos e tortas decorados com criatividade especialmente para o Natal (divulgação)

Fontes: Business Insider e Gaijin Pot
Fotos: KFC, Itoyocado, Takashimaya e Hotel Metropolitan 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incrível fotógrafa de 89 anos, famosa por suas selfies

Publicado em 21 de dezembro de 2017, em Sociedade

Selfies de uma mulher bombaram na web e se transformaram em livro. Trata-se de uma incrível fotógrafa de 89 anos, do Japão.

Selfies da fotógrafa quase nonagenária em exposição na capital japonesa (cedidas/via DC Watch)

Uma exposição de fotos em Tóquio atrai pessoas de todas as faixas etárias. Tudo para tirar uma selfie com a fotógrafa profissional de 89 anos. Ela é Kimiko Nishimoto. Ficou famosa por suas selfies nas redes sociais. As suas fotos se transformaram em livro de sucesso no ano passado.

Publicidade

Nasceu em 1928 na província de Kumamoto. É de lá que tira selfies estendida no chão ou no varal. Tudo o que faz tem humor.

Iniciou o hobby de fotografia aos 72 anos. E logo ganhou fama através das redes sociais. Em 2011 realizou sua primeira exposição no Museu de Arte da Província de Kumamoto.  

A vovó Kimiko usa uma câmera digital com timer para se autofotografar. Cria o cenário, verifica o ambiente e bota humor. Depois, ela mesma se senta em frente ao seu computador para editar as imagens.

Kimiko edita as selfies no seu computador (JNN)

Nessa hora imprime movimento, boke, recorta e cria fotos incríveis. É sempre a modelo.

Lições da fotógrafa de 89 anos

“Não gosto de ficar parada. Gosto de movimento e alegria. Para fotografar ando e penso bastante. É uma ginástica para o cérebro”, comenta. Diz que esse pode ser o segredo de sua longevidade saudável.

Revela que pretende continuar fotografando, mesmo que algum dia fique acamada. “Dá pra fotografar da cama, né?!”, exclama. Afinal, para Kimiko tudo o que tem vontade de fazer se transforma em ponto de virada na vida. Assim foi no passado como cabeleireira ou atleta campeã de ciclismo. Segundo a fotógrafa “basta começar, não importa a idade”.

Suas palavras e imagens transmitem exatamente isso para os jovens que vão ver suas fotos na exposição. “Quanto humor”, “ganhei alegria”, “ganhei coragem”, dizem eles.

Exposição Asobokane『遊ぼかね』

  • Data: até 18 de janeiro
  • Horário: 10h30 às 18h30 (exceto de 28/dez a 4/jan, folga)
  • Local: EpSite – Epson Imaging Gallery, 29o. andar do Shinjuku Mitsui Bldg.
  • Endereço: Shinjuku, toque aqui para abrir o mapa
  • Entrada gratuita

Vovó Kimiko em sua casa dá lições de vida com humor e alegria, através de suas selfies (JNN)

Fontes: JNN, EpSite, DC Watch
Fotos: JNN e DC Watch

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!