Houve 124 incêndios no Japão causados por aquecedores colocados em áreas de banho nas casas, resultando em quatro mortes ao longo de cinco anos até 2016, revelou o relatório da Agência de Gestão de Desastres e Incêndio – FDMA na sigla em inglês.
A área de banho na maioria das casas no Japão é geralmente dividida em um espaço com a banheira e outro para trocar roupas, que também tem a pia, enquanto o toilet tem seu próprio compartimento.
Muitas famílias colocam o aquecedor elétrico na área de troca de roupas para amenizar a diferença extrema de temperatura de inverno entre esse local e a água quente na banheira. No entanto, com roupas e outros itens inflamáveis também nesse mesmo espaço, a agência e outros órgãos relacionados pedem cautela.
Dos 124 casos relatados pela FDMA houve quatro fatalidades e 44 feridos. Um total de 79 casos, ou mais de 60%, envolveram aquecedores elétricos. Aquecedores a querosene vieram em segundo, com 42 casos, e houve três incêndios causados por gás ou aquecedores com queima de madeira.
Um experimento realizado pelo NITE – Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação confirmou que uma toalha poderia pegar fogo se fosse deixada sobre um aquecedor elétrico por cerca de seis minutos e 40 segundos.
Fonte e imagem: Mainichi