A movimentada Kokusai Doori interditada para a desativação e remoção segura da bomba não explodida (Okinawa Times)
Uma bomba não explodida, norte-americana, foi encontrada no canteiro de obras de um hotel, no centro de Naha (Okinawa), na sexta-feira (19).
Publicidade
O local exato é em Matsuo, próximo a Kokusai Doori, avenida comercial famosa entre os turistas. No sábado (20) uma área de quase 170 metros de raio foi evacuada para garantir a segurança das pessoas.
Foram 2,5 mil pessoas mais 350 estabelecimentos comerciais que tiveram que fechar as portas durante o horário de expediente. Também, parte da Kokusai Doori foi interditada para o tráfego, das 10h20 até 11h23.
A bomba não explodida tem 21 cm de diâmetro, 76 cm de comprimento e pesa 50 Kg. Equipe do exército especializada no assunto a retirou do local para o devido tratamento.
Bomba não explodida encontrada no canteiro de obras no centro de Naha (Okinawa Times)
Por que bomba não explodida
De acordo com explicações do governo de Okinawa, durante a Guerra do Pacífico, os militares dos EUA usaram cerca de 200 mil toneladas de munições, das quais cerca de 10 mil toneladas não explodiram.
O governo já desativou cerca de 8 mil toneladas até 2016, mas o processamento do restante deverá levar cerca de 70 anos, calcula.
Passados 73 anos, ainda são encontradas em pontos turísticos como nas proximidades do Castelo de Shuri e em outros como foi esse último caso. Já ocorreram casos de mortes de pessoas por conta das bombas não explodidas na guerra mas que ao serem encontradas, por algum motivo, explodiram.
Fontes: ANN, Okinawa Times e Jiji Press
Fotos: Okinawa Times