Inverno rigoroso com o frio histórico (Niigata: ANN)
Acostumada com o rigoroso inverno, a população de Hokkaido parece não estar assustada com a noite e manhã mais frias deste inverno. Em Kimobetsu-cho as crianças foram para a escola assim mesmo. O registro às 7h desta quinta-feira (25) foi de -31,3ºC, inferior ao do cume do Monte Fuji. Em outras cidades, os termômetros registraram temperaturas negativas variando entre -12 a -30ºC. Em 90% dos observatórios da província as temperaturas foram negativas.
Publicidade
Esse rigoroso frio tem um responsável. A onda de frio mais intensa que só ocorre raramente. Fazia 48 anos que Tóquio não registrava -4ºC. Nas regiões Hokuriku e Tohoku não foi diferente.
A população não vence remover a neve acumulada durante a noite e continua nesta quinta-feira. Em Sukayu (Aomori) a nevasca trouxe uma montanha de flocos brancos, acumulando em 3 metros, recorde desta temporada. Em outras cidades de Yamagata e Niigata, de 2 a 2,80m de altura. Com tanta neve, a visibilidade ficou totalmente comprometida nesses lugares.
Outras regiões com neve
Até locais onde a neve não costuma cobrir as cidades, a paisagem urbana ficou branca. Nagoia (Aichi) registrou temperatura mínima de -3,8ºC, com acúmulo de 1cm de neve. Em Hikone (Shiga) a população pôde fazer bonecos de neve, com os 26cm acumulados.
O famoso templo do Pavilhão Dourado amanheceu com contraste de branco sobre o ouro, em Quioto (província homônima).
Na maioria das cidades do arquipélago a temperatura foi bem inferior à da média do inverno.
Neve e frio continuam
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, a frente fria ainda está sobre o arquipélago. O rigoroso frio persiste nesta quinta-feira e no dia seguinte. As províncias das regiões Hokuriku e Norte, além de Nagano, continuarão sob neve.
A AMJ alerta para a água congelada nos canos, má visibilidade no tráfego e pistas escorregadias.
Fontes: NHK e ANN
Fotos: ANN