A companhia Boeing é uma das maiores fabricantes de aviões do mundo. Dentre tantos lançamentos, soube-se que ela lançará uma aeronave hipersônica.
Se tudo ocorrer de acordo com o cronograma, até 2019 serão concluídos ensaios estáticos de motores e, em 2020, serão iniciados testes de voo. Supõe-se que seja a primeira aeronave a atingir a velocidade média de 6.125km/h a 12.250km/h.
Assim, um voo do Japão para o Brasil poderia ser realizado em apenas três horas.
Entretanto, a proposta não é para voos comerciais. A perspectiva é da Agência de Desenvolvimentos Militares (DARPA) – agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos – que assinou um contrato com a Boeing para um protótipo de avião espacial, Phantom Express, no programa XS-1, que pode colocar em órbita cargas de até 1.361kg.
Phantom Express é uma classe de hipersônico que usa combustível criogênio. Ele decolará como um foguete, atingirá camadas acima da atmosfera e lançará um foguete e um satélite descartáveis no segundo estágio. Depois voltará como um avião na pista de aterrissagem.
Contudo, a JAL-Japan Airlines fechou uma parceria com a Boom, para a construção do supersônico comercial que fará 2.335Km/h. Saiba mais tocando aqui.
Fontes: Daiky Mail e 24-My Info Foto: DARPA