Pyongyang afirma que precisa de armas nucleares para se proteger de uma hostil Washington (ANN/reprodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou Kim Jong-un na terça-feira (2) que ele tem um botão nuclear “muito maior” do que o do líder norte-coreano, enquanto Washington descarta o prospecto de discussões de alto nível entre Pyongyang e Seul.
Publicidade
Trump lançou a mensagem no Twitter após sua embaixadora para as Nações Unidas, Nikki Haley, ter descrito o proposto diálogo entre as duas Coreias como um “band-aid” e disse que Washington nunca aceitaria uma Pyongyang com armas nucleares.
“O líder norte-coreano Kim Jong-un acabou de anunciar que o “botão nuclear está em sua mesa durante todo o tempo”, disse Trump.
“Alguém de seu abatido e faminto regime poderia por favor informá-lo que eu também tenho um Botão Nuclear, mas bem maior e mais poderoso do que o dele, e que meu Botão funciona!”.
O tweet foi em referência ao discurso anual de Ano Novo de Kim no qual ele alertou que tem um “botão nuclear” em sua mesa, mas adoçou suas observações ao demonstrar um interesse em diálogo e fazer parte dos Jogos de Pyeongchang no próximo mês.
A Coreia do Sul respondeu de forma positiva à abertura de Kim, sugerindo 9 de janeiro como data para raras discussões que visam aliviar as tensões na península coreana.
Contudo, os Estados Unidos contestaram se as discussões poderiam ser levadas de forma séria.
A Coreia do Norte preocupa a comunidade internacional nos últimos meses com vários lançamentos de mísseis e seus sexto e mais poderoso teste nuclear – supostamente de uma bomba de hidrogênio.
Pyongyang afirma que precisa de armas nucleares para se proteger de uma hostil Washington e ambiciona criar uma ogiva capaz de atingir o território dos Estados Unidos.
Fonte: Japan Today
Imagem: ANN