A fabricante de ar-condicionado Daikin Industries planeja permitir que seus aparelhos reúnam dados sobre os movimentos dos funcionários e o ambiente onde trabalham, visando iniciar um novo serviço que vai aconselhar seus clientes sobre como criar melhores locais de trabalho.
Um sensor instalado nos aparelhos de ar-condicionado acoplados no teto reunirá dados sobre atividade no escritório, luz e níveis de barulho.
O sensor pode medir como os trabalhadores se movimentam pelo escritório e o quão rápido eles andam. A informação será usada para monitorar a saúde dos funcionários e melhorar a segurança no ambiente de trabalho.
Dados sobre níveis de atividade serão usados para verificar sinais de pessoas que sofrem com baixa saúde mental e física e criar melhores distribuições de assentos, por exemplo. Dados sobre níveis de luz e de barulho podem ajudar a empresa a encontrar propostas para melhores configurações dos móveis do escritório.
O serviço que a Daikin visualiza é o mais recente exemplo de uma fabricante que busca comercializar a informação que tem à sua disposição ao usar tecnologias de grande volume de dados. A informação que ela reunir será armazenada e processada em um sistema de computação em nuvem administrado pela empresa.
A Daikin espera trabalhar com cerca de 10 empresas parceiras, incluindo fabricantes de móveis para escritórios, empresas de segurança e especialistas de tecnologia da informação para desenvolver o serviço de consulta. A Daikin receberia taxas de parceiros para uso de seus dados.
Fonte: Nikkei Imagem: Bank Image