A empresa farmacêutica Shionogi & Co. está determinada a fabricar uma medicação de dose única para conter o vírus da influenza que está causando caos na saúde da nação.
O novo medicamento, que ainda vai receber um nome em inglês, precisa ser ingerido somente uma vez, comparado ao Tamiflu, que deve ser tomado duas vezes diariamente ao longo de um período de 5 dias.
A empresa fabricante, com sede em Osaka, disse que tem altas expectativas de que o medicamento vai combater vírus da influenza que são resistentes aos atuais medicamentos no mercado.
A empresa também espera que o medicamento reduza o risco de contágio.
Um painel do ministério da saúde aprovou em 2 de fevereiro a fabricação e venda do medicamento.
Com a aprovação oficial do ministério em março, o medicamento poderá estar disponível em maio – embora a temporada de influenza esteja amplamente no fim até lá.
O medicamento visa os tipos A e B do vírus da influenza. A dose será determinada pela idade e peso do paciente.
O Tamiflu está entre os quatro tipos mais populares de medicamentos para influenza usados no Japão. Eles agem para reduzir a disseminação do vírus que se proliferou dentro de cada célula.
Em meio a temores de que o atual surto de influenza envolva um vírus resistente aos medicamentos convencionais, o novo Shionogi está sendo considerado como um que oferece a maior chance de reduzir o tormento generalizado.
Uma epidemia de influenza se espalhou em todo o mundo há 10 anos quando um vírus surgiu na Europa e que era resistente ao Tamiflu.
Há quatro anos, o vírus foi detectado em um paciente de Sapporo o qual também era resistente ao Tamiflu e outros medicamentos convencionais.
Os governos centrais e locais continuam com pesquisas sobre vírus resistentes a medicamentos para combater a influenza agora disponíveis.
Fonte: Asahi Imagem: Bank Image, Portal Mie