Queixas sobre sons esmagadores em eventos musicais poderiam ser evitadas pela disseminação ampliada de “festivais silenciosos” onde fones de ouvido são usados para sentir a batida.
Nesses eventos, somente pessoas que usam fones de ouvido sem fio podem ouvir a música. Eles podem ser realizados em locais que não são à prova de som, facilitando a redução de custos em relação aos tradicionais eventos musicais.
Acredita-se que o primeiro evento do tipo foi realizado na Holanda em 2000, e agora eles são destaque em grandes eventos no Japão, como o Summer Sonic.
Festival silencioso em templo
Um festival silencioso ocorreu em dezembro passado em um templo na província de Quioto, o Nishi Hoganji, um local geralmente associado a silêncio contemplativo do que a festas. O público ficou à vontade para sentar ou dançar como se estivessem em um evento normal de música ao vivo.
O evento foi organizado por Yu Amemiya, que administra o Silent It, uma empresa que realiza festivais silenciosos.
A inspiração de Amemiya veio do desejo de criar eventos públicos acessíveis em que pessoas podem compartilhar a música que gostam sem incomodar outros com o barulho.
Pessoas indo à loucura em uma sala silenciosa
Nos últimos dois anos, Amemiya vem realizando eventos similares em festivais de campus, casas de banho públicas e mercados de rua, além disso realiza regularmente festivais silenciosos no observatório Sky Circus em Ikebukuro (Tóquio).
Fotos e postagens na mídia social destacadas no site da empresa mostram pessoas se divertindo. Em uma das postagens, uma pessoa diz: “É estranho quando você tira os fones de ouvido e olha para os lados, com 100 pessoas indo à loucura em uma sala silenciosa”.
Fonte: Kyodo Imagem: Silent It