Exercícios antiterrorismo foram realizados em uma via expressa de Tóquio na sexta-feira (16), baseados em uma situação de emergência em que terroristas atacam um ônibus durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020.
Trezentas pessoas participaram do exercício, incluindo membros da Polícia Metropolitana de Tóquio e da Corporação Pública de Via Expressa Metropolitana.
Os exercícios foram realizados na rota Harumi da via expressa metropolitana. Ela será inaugurada em março.
Os detalhes do cenário do exercício eram que terroristas, exigindo cancelamento imediato dos jogos, sequestram um ônibus na rota na área da Baía de Tóquio e fazem os passageiros reféns.
Os exercícios envolveram o uso de um veículo especial para eliminar uma sacola que continha explosivos, evacuação de escoltas de atletas e VIPs estrangeiros e uma equipe especial de ataque invadindo o ônibus para dominar os terroristas e resgatar os passageiros.
Naomasa Yoshida, chefe do Departamento de Polícia Metropolitana, disse que é um grande desafio realizar os Jogos de 2020 de forma segura. Ele pediu por cooperação profunda entre a polícia e outras organizações, além de sólidas preparações.
Fonte e imagem: NHK