Um medicamento que impede a replicação do vírus da influenza com uma única dose oral foi aprovado para venda no Japão.
A fabricante de medicamentos Shionogi anunciou na sexta-feira (23) que o comprimido Xofluza havia recebido aprovação do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
O medicamento foi reavaliado sob um processo de “caminho rápido” que o ministério introduziu em 2015 e começará a ser vendido assim que os preços forem estabelecidos, informou a empresa.
O Xofluza foi muito elogiado por seu mecanismo inovador e surge como um rival do Tamiflu, um medicamento que requer duas doses diárias ao longo de um período de cinco dias consecutivos.
Com somente uma dose, o Xofluza inibe a enzima que o vírus da influenza necessita para se replicar. O Tamiflu, por outro lado, não impede a replicação do vírus.
A Shionogi prevê que seu novo produto ajudará a reduzir os custos para pacientes e reforçar o controle de infecção nos lares e locais de trabalho.
O Xofluza é o primeiro medicamento a ser aprovado através do sistema de revisão de caminho rápido. O Titanbridge, um aparelho usado no tratamento de desordens vocais comercializado pela Nobelpharma de Tóquio, foi aprovado através do processo.
De acordo com as recentes estatísticas do ministério da saúde, o número estimado de pacientes que passou por hospitais e clínicas na semana até 18 de fevereiro foi de 1,67 milhão, nível que ainda é alto apesar de ter sofrido uma redução do pico semanal de 2,83 milhões registrado em meados de janeiro.
Fonte: Nikkei Imagem: Bank Image