Em uma extraordinária história de sorte e coincidência, uma câmera perdida no mar por mais de dois anos foi encontrada e será devolvida a sua dona.
Carregada pelas águas, ela foi parar em uma praia de Taiwan coberta de crustáceos e praticamente irreconhecível, mas graças a uma capa à prova d’água, continuou em perfeita condição de funcionamento.
A câmera, que continha mais de 900 imagens, foi encontrada por um grupo de estudantes e sua professora que decidiram tentar localizar o dono ao compartilhar a descoberta no Facebook.
E em um único dia eles conseguiram.
“Não pude acreditar”, disse a dona da câmera Serina Tsubakihara à BBC.
“Fiquei muito surpresa quando meus amigos me disseram sobre isso e me enviaram a postagem com aquelas fotos”.
A estudante universitária japonesa estava de férias na ilha de Ishigaki (Okinawa), que fica a cerca de 250Km ao leste de Taiwan, quando ela deixou a câmera cair.
“Eu estava praticando mergulho e perdi a câmera quando um de meus amigos ficou sem ar e precisou de minha ajuda”.
A odisseia submarina
Isso aconteceu em setembro de 2015 e quando a câmera caiu de suas mãos, Tsubakihara considerou que ela estava perdida para sempre.
Contudo, guardada de forma segura em uma capa, a câmera fez pequenas jornadas por sua conta.
A câmera viajou centenas de quilômetros e eventualmente foi parar em uma praia de Taiwan.
Nessa praia ela foi encontrada por um grupo de estudantes do primário em um dia de atividade que eles estavam limpando o local.
O mais surpreendente é que a criança que encontrou a câmera a ligou e ainda estava carregada.
Encontrando a dona
De volta à escola, a professora e seus alunos discutiram sobre o que fazer com a descoberta.
Como algumas fotos pareciam ser do Japão, a professora e os alunos acharam que o dono poderia ser de lá, então postaram mensagens em chinês e japonês.
Antes de se darem conta, o post havia sido compartilhado mais de 10 mil vezes em um único dia e encontrou seu caminho na direção de Tsubakihara.
A universitária japonesa disse à BBC que planeja ir a Taiwan em junho para agradecer a professora e os alunos e pegar sua câmera perdida há tanto tempo.
Fonte: BBC Imagem: NHK