Elefante que ‘fuma’ intriga cientistas

Esse é o 1º vídeo conhecido que mostra um elefante selvagem exibindo tal comportamento, deixando cientistas intrigados.

“O que vimos aquele dia quase parecia que o elefante estava fumando”, disse um cientista da WCS (YouTube/WCS India Program)

Um vídeo de um elefante selvagem na Índia baforando nuvens de fumaça deixou especialistas intrigados em todo o mundo.

Publicidade

Vinay Kumar, um cientista que pertence à WCS – Wildlife Conservation Society (Índia) filmou um vídeo de 48 segundos durante uma viagem de trabalho à floresta de Nagarhole no estado de Karnkata em abril de 2016.

Ele disse à BBC que não havia revelado o vídeo até agora porque não “percebeu o bastante a sua importância”.

Cientistas dizem que ainda não está claro por que o elefante estava baforando nuvens de fumaça.

“Esse é a primeira vídeo documentação conhecida de um elefante selvagem apresentando tal comportamento, e isso deixou os cientistas intrigados”, disse uma declaração emitida pela WCS.

Consumo de carvão

Kumar disse que ele e sua equipe estavam visitando a floresta no início da manhã para monitorar armadilhas fotográficas instaladas para capturar imagens de tigres. Ele avistou um elefante a cerca de 50 metros de distância e começou a filmá-lo com sua câmera compacta.

O elefante “parece consumir carvão” que restou de um incêndio controlado na área e “soprou as cinzas”, de acordo com a declaração.

“O que vimos naquele dia quase pareceu como se o elefante estivesse fumando”, disse Kumar.

O biólogo Varun R. Goswami, que estuda sobre elefantes e analisou o vídeo, acredita que “muito provavelmente, o animal estava tentando ingerir carvão vegetal, visto que ele parecia estar colhendo algo do chão queimado da floresta, soprando a cinza que veio junto com ele em sua tromba, e consumindo o resto”.

“O carvão tem propriedades que degradam toxinas e, embora possa não ter muito conteúdo nutricional, animais silvestres podem ser atraídos por esse valor medicinal”, disse Goswami.

“O carvão também serve como laxante, deste modo, duplicando sua utilidade para os animais que o consomem após incêndios florestais ou queda de raios“.

Veja o vídeo filmado postado no canal do YouTube do WCS India Program:

Fonte: BBC
Vídeo: YouTube/WCS India Program

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chiba teve aumento de 10% de estrangeiros

Publicado em 29 de março de 2018, em Comunidade

Os brasileiros estão em oitavo lugar nas estatísticas dos estrangeiros residentes na província de Chiba. Veja os dados.

A população estrangeira em Chiba está aumentando pela qualidade de vida e proximidade com Tóquio (Traveljp)

O ritmo de aumento dos residentes estrangeiros da província de Chiba está se acelerando. O índice de crescimento foi de 10% e o total é de 143.354 estrangeiros.

Publicidade

A maioria vem dos países vizinhos da Ásia. Acredita-se que eles encontrem facilidades para moradia, também para se deslocarem para Tóquio, especialmente para os estudantes.

O influxo de estrangeiros é particularmente ativo na região noroeste da província. Residentes estrangeiros que moram na cidade de Funabashi aumentaram 11% em um ano, passando para 16.883 pessoas. Na cidade de Matsudo o aumento foi de 10, em Kashiwa foi de 9%, com média em torno de 10% ao ano.

O ranking dos residentes estrangeiros está abaixo.

  1. China: 48.899
  2. Filipinas: 18.880
  3. Coreia do Sul: 16.240

Os brasileiros estão em oitavo lugar, com 3.316 pessoas e são 2.588 residentes peruanos. Os sulamericanos somam 6.584 residentes.

Os residentes estrangeiros na província vem em curva ascendente desde 1990, com exceção em 2012 e 2013, com uma pequena queda, por causa do Lehman Shock.

Fontes: Nikkei e divulgação
Foto: Traveljp

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!