A Hinomaru Transportation, dê olho nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020, visa atender o crescente número de visitantes do exterior ao liderar o caminho na contratação de trabalhadores estrangeiros na indústria de táxi japonesa.
Em resposta a uma escassez de mão de obra devido à baixa taxa de natalidade do Japão e envelhecimento populacional, a Hinomaru está promovendo medidas para complementar seus números de motoristas de táxi ao liderar a indústria no recrutamento diversificado.
Enquanto isso, testes de táxis com direção autônoma também tiveram início, como outra medida para lidar com a falta de motoristas.
Motoristas bilíngues de várias nacionalidades, inclusive brasileiro
A Hinomaru disse que visa trazer a indústria de transporte para o futuro através da tecnologia e diversidade na contratação. Para ajudar essa transição da indústria, o programa chamado Tokyo Sightseeing Taxi foi preparado.
A Hinomaru já recruta pessoal bilíngue para trabalhar como motoristas de táxi e que moram no Japão. Eles são de países como Egito, Índia, Polônia, Áustria, França, Brasil e outros locais.
A empresa instituiu um suporte pioneiro a funcionários, além de programas de treinamento, para esses trabalhadores estrangeiros que falam japonês a fim de que eles possam obter a licença apropriada e certificação e se juntarem à indústria de táxis no Japão, que antes era bem restrita.
O que é o programa Tokyo Sightseeing Taxi?
É uma maneira de classificar motoristas que podem oferecer serviços de alta qualidade específicos ao turismo, através de conhecimento e habilidade especializados, principalmente para visitantes do exterior.
O Sistema de Certificação Tokyo Sightseeing vem sendo concedido àqueles que foram aprovados no Teste de Condução Tokyo Sightseeing, no Treinamento Universal de Motoristas e no Treinamento Certificado de Motorista de Táxi Tokyo Sightseeing”. Atualmente, mais de 1.500 motoristas certificados estão ativos.
Atualmente, a Hinomaru emprega motoristas de 11 nacionalidades – Brasil, Coreia, China, Egito, França, Áustria, Índia, EUA, Polônia, Sri Lanka e Filipinas – com planos de contratar pelo menos quatro novos funcionários por mês a fim de melhor atender as necessidades turísticas.
Para mais informações sobre a contratação de motoristas estrangeiros pela empresa, toque aqui (página em japonês e inglês)
Fonte: Japan Today Imagem: Bank Image