Há poucas coisas mais libertadoras do que viajar – embora alguns passaportes ofereçam mais liberdade que outros.
Um novo relatório publicado em 28 de fevereiro de 2018 revela quantas fronteiras alguns documentos de viagem podem atravessar.
Há, diz o relatório, somente dois países – amos na Ásia – cujos cidadãos desfrutam de acesso a 180 destinos podendo visitá-los sem a necessidade de um visto.
Japão e Singapura têm agora os passaportes mais poderosos do mundo, de acordo com a Henley Passport Index (toque aqui para ver o ranking completo) compilado pela empresa de assessoria e cidadania global Henley & Partners.
Ambos ultrapassaram a Alemanha, que tem acesso livre a 179 países, e ficaram no topo da lista.
Isso se deve em parte à retirada da exigência de visto do Uzbequistão para cidadãos do Japão e de Singapura no início de fevereiro. Ano passado, o Paraguai também removeu tais exigências para portadores de passaportes de Singapura.
“Esses dois países em particular são identificados como potências comerciais de paz, com seus cidadãos interessados primariamente em negócios e atividades de investimentos” disse Parag Khanna, membro sênior do Centro sobre a Ásia e Globalização da Universidade Nacional de Singapura.
A Coreia do Sul ficou em terceiro lugar no ranking, juntamente com a Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Espanha e Suécia. Os portadores de passaportes desses países têm acesso a 178 destinos sem a necessidade de visto.
O Brasil ficou em 17º lugar. Os portadores de passaporte brasileiro podem visitar 160 países sem a necessidade de visto.
Henley Passport Index
O Henley Passport Index é um indicador de todos os passaportes do mundo de acordo com o número de países que seus portadores podem visitar sem a necessidade de um visto.
O indicador tem base em dados exclusivos da AITA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, a qual mantém a maior e mais precisa base de dados sobre informações de viagens e é aprimorada por extensiva pesquisa in-house.
Ele é atualizado em tempo real e quando alterações em relação à políticas de visto entram em vigor.
Fonte: CNN, Henley & Passport Index Imagem: Bank Image, Wikimedia