Legisladores estão finalizando os detalhes para a proposta lei que mudaria o dia de três feriados nacionais em 2020 com a intenção de reduzir o congestionamento no tráfego imediatamente antes e após as Olimpíadas de Tóquio.
Com a previsão de 7,8 milhões de espectadores para os Jogos de Verão em uma das capitais mais densamente povoadas do mundo, oficiais do governo estão preocupados com os efeitos sobre o tráfego ocasionado por medidas de segurança para grande parte dos dignitários estrangeiros que participará das cerimônias de abertura e encerramento.
Com sorte, o plano de mudar feriados nacionais manterá muitas pessoas em casa ao invés de se concentrarem na central Tóquio.
Os feriados nacionais que serão movidos apenas para o ano 2020 serão o Dia do Mar (Umi no Hi), o Dia da Montanha (Yama no Hi) e o Dia dos Esportes (Taiku no Hi).
Formalmente, o Dia do Mar cai na 3ª segunda-feira em julho, que seria 20 de julho em 2020. No entanto, para o ano olímpico, esse dia seria movido para a quinta-feira (23 de julho), um dia antes da cerimônia de abertura.
O Dia dos Esportes, que normalmente cai na 2ª segunda-feira de outubro, 12 de outubro em 2020, seria movido para 24 de julho, para tornar o dia da cerimônia de abertura em um feriado nacional.
O Dia da Montanha seria movido de 11 de agosto para 10 de agosto em 2020, para que ele caia na segunda-feira após a cerimônia de encerramento agendada para 9 de agosto.
Um grupo multipartidário de legisladores planeja apresentar a lei na atual sessão da Dieta para permitir as mudanças nos feriados nacionais. A administração de Shinzo Abe pareceu favorável sobre tais discussões, então as leis poderão ser aprovadas.
Funcionários do escritório do gabinete disseram que nunca houve um exemplo – desde 1948 quando a lei de feriado nacional entrou em vigor – de mudança de feriado nacional para somente um ano.
Fonte: Asahi
Imagem: Bank Image