O presidente dos EUA Donald Trump disse na segunda-feira (9) que se encontrará com o líder norte-coreano Kim Jong-un em maio ou início de junho e espera chegar a um acordo para fazer com que o país isolado abandone as armas nucleares.
“Vamos nos encontrar com eles em algum momento em maio ou início de junho”, disse Trump. A Casa Branca havia dito inicialmente que a primeira reunião de todos os tempos entre os EUA e a Coreia do Norte ocorreria até o final de maio.
“Acho que haverá um grande respeito de ambas as partes”. E, felizmente, seremos capazes de negociar sobre a desnuclearização da Coreia do Norte”, disse ele durante uma reunião do Gabinete, parte da qual estava aberta à mídia.
“Eles disseram sim. Nós dissemos sim”, frisou Trump. “Felizmente, será uma relação que é bem diferente do que foi por muitos e muitos anos”.
Trump disse que os Estados Unidos ‘têm estado em contato com a Coreia do Norte” em preparação para o primeiro encontro direto entre um presidente americano em exercício e um líder norte-coreano.
Os dois países não têm relações diplomáticas.
Nenhum outro detalhe sobre o encontro entre Trump e Kim, como onde será realizado, ainda está claro, apesar de uma reportagem da mídia dos EUA dizer que a Coreia do Norte espera realizá-la em Pyongyang.
A Mongólia também surgiu como um possível local para a reunião, a qual seguiria um primeiro encontro entre Kim e o presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in programado para 27 de abril na “vila da trégua” de Panmunjeom.
Trump disse que a reunião planejada com Kim “será emocionante, eu acho, para o mundo”.
Contudo, não se sabe se os dois líderes têm uma compreensão similar sobre a desnuclearização.
Fonte: Kyodo Imagem: Bank Image