O Biwa (Biwako) é o maior lago natural de água doce do Japão e tendo sido formado há cerca de quatro a cinco milhões de anos, acredita-se que seja o mais antigo do mundo.
Com o formato de um instrumento de corda chamado biwa, daí o seu nome, o lago é conhecido como o Mar Interior, cobrindo uma superfície de aproximadamente 674 quilômetros quadrados.
Dentro do lago há várias ilhas e uma dela é Okishima. Localizada a dois quilômetros ao largo da costa leste, Okishima é peculiar, sendo a única ilha de lago habitada no Japão, e sua longa história é ainda mais privilegiada.
Cerca de 70% dos atuais 450 residentes sobrevivem da pesca no lago, e todos são descendentes de um grupo de sete samurais que perderam uma batalha antiga.
Esse é o único local no Japão onde uma indústria pesqueira de lago de água doce se formou, e o estilo de vida da ilha é um importante Patrimônio Cultural.
Há também muitos felinos na ilha que às vezes é chamada de “Vila dos Gatos”.
Pequenos barcos fazem o percurso a partir do Horikiri New Port até a ilha – 11 viagens por dia durante a semana e nove aos finas de semana e feriados. A viagem só de ida de Miyagahama em Omihachiman custa 500 ienes e leva cerca de 15 minutos.
A vida em Okishima é bem calma e a maioria de seus residentes, que são idosos, parecem evitar o desenvolvimento, preferindo preservar sua maneira de vida mais tranquila. Há poucas ruas e poucos veículos motorizados, já que a maioria circula pela ilha a pé ou de bicicleta. Caminhar é a melhor maneira de explorar Okishima.
A vista do topo da ilha é realmente incrível e você poderá ver por que o Lago Biwa é chamado de Mar Interior.
Uma volta pela ilha leva você através de florestas virgens e natureza intocada. Admitidamente, a vila não tem muito a oferecer, embora andar pela ruas extremamente estreitas revela muito sobre a vida no local.
Na ilha há um porto, um depósito compartilhado para guardar equipamento de pesca, uma escola primária, correios, um pequeno centro comunitário e uma pequena fábrica de processamento de alimentos.
Há um pequeno museu, mas as exibições são poucas, e não há nada relacionado ao glorioso passado dos moradores da ilha.
Há dois locais onde você pode passar a noite, mas são bem rudimentares. Do contrário, não há atrações, restaurantes ou cafés. Nada além de belas vistas da natureza, e as pessoas tímidas e orgulhosas, com sangue de antigos samurais que correm em suas veias.
Ilha Oki (沖島 Okishima)
Veja a localização da ilha no mapa abaixo ou toque aqui para abri-lo:
Fonte: Japan Travel Imagens: Shiga Tourism Offical Website, Wikimedia Vídeo: YouTube/Nippon.com