Uma equipe de médicos dos EUA realizou com sucesso o primeiro transplante total de pênis e escroto do mundo.
Cirurgiões da Universidade Hopkins Baltimore, em Maryland, realizaram a operação em um soldado que havia sido ferido por uma bomba no Afeganistão.
Eles usaram um pênis, escroto e parede abdominal parcial transplantados de um doador falecido.
Segundo cirurgiões, o soldado poderá ter capacidade de reganhar função sexual, que é impossível com reconstruções penianas. A cirurgia, que durou mais de 14 horas, foi realizada por uma equipe de 11 cirurgiões em 26 de março.
Essa é a primeira cirurgia realizada em um veterano de combate ferido em exercício e a primeira a transplantar uma parte completa de tecido, incluindo o escroto e área abdominal ao redor.
Os médicos disseram que os testículos do doador não foram transplantados, devido a considerações éticas.
“Enquanto amputações de extremidade sejam visíveis e a deficiência resultante óbvia”, disse o Dr. Andrew Lee, responsável máximo por Cirurgia Reconstrutiva e Plástica na Universidade John Hopkins, durante uma teleconferência na segunda-feira (23), “algumas feridas de guerra são escondidas e seus impactos não são amplamente apreciados por outros”.
Dr. Lee chamou os ferimentos genitais de uma “ferida de guerra implícita”.
Recuperação em 6 a 12 meses
O soldado, que deseja se manter anônimo, disse em uma declaração divulgada pela universidade: “Ao acordar pela primeira vez, finalmente me senti mais normal como finalmente estou bem agora”.
Ele se feriu no Afeganistão após pisar em uma bomba escondida.
Em termos médicos, a cirurgia é chamada de alotransplante de composto vascularizado – o que significa que o processo envolve o transplante de pele, osso, músculo, tendões e vasos sanguíneos.
O Programa de Transplante Genital Johns Hopkins, que financiou a cirurgia, focou inicialmente em casos pós-traumáticos, principalmente em soldados feridos, visto que seus ferimentos geralmente tornam as opções convencionais impossíveis.
Especialistas da equipe cirúrgica esperam que o soldado se recupere completamente em seis a 12 meses.
Históricos de transplantes de pênis
A equipe de transplante também disse que a universidade aprovou 60 cirurgias de transplante genital como parte do programa.
O primeiro transplante de pênis nos EUA foi realizado em 2016 no Hospital Geral de Massachusetts em Boston.
Em 2014, cirurgiões sul-africanos realizaram com sucesso o primeiro transplante de pênis do mundo.
Fonte: BBC Imagem: Bank Image, BBC