O governo realizou um exercício na segunda-feira (7) em preparação para o temido terremoto que poderá ocorrer dentro dos próximos 30 anos.
O exercício Nankai Trough ( 南海トラフNankai Torafu) foi o primeiro realizado desde novembro, quando um novo sistema de alerta foi lançado.
O cenário hipotético envolveu a ocorrência de um terremoto de magnitude 9 após um alerta de emergência ser emitido para um tremor de magnitude 7 no Nankai Trough, um fosso marinho ao largo da costa da central do Japão que se estende ao sudoeste, ao longo da costa do Pacífico do arquipélago.
O Comitê de Pesquisa de Terremoto do governo, liderado pelo professor Naoshi Hirata da Universidade de Tóquio, anunciou em 9 de fevereiro que a probabilidade de um terremoto de magnitude 8 ou 9 ocorrer no Nankai Trough havia aumentado ligeiramente no ano passado de 70 para 80% dentro de 30 anos, datado de 1º de janeiro.
Afirmações similares foram feitas para outras regiões do Japão por décadas, mas o Japão teria tido pouca sorte ao prever grandes terremotos, apesar de colocar recursos financeiros significativos na pesquisa de previsão.
O ministro da terra, Keiichi Ishii, e outros funcionários superiores, participaram do exercício, avaliando medidas para reunir informações, enviar funcionários e capturar imagens de drone.
No exercício, agências do governo reportaram medidas para enviar helicópteros em prontidão após um alerta de emergência, e movimentar veículos de resgate a partir da costa do Mar do Japão em direção à costa do Pacífico.
Sob o novo sistema, a AMJ- Agência Meteorológica do Japão alertará sobre o risco elevado de um intenso terremoto em áreas perto do fosso após um abalo secundário ou se movimentos da crosta forem detectados.
Fonte: Japan Times, Kyodo Imagem: NHK