Após uma partida quente de Copa do Mundo, as arquibancadas geralmente ficam repletas de lixo, como restos de comida, copos e embalagens espalhadas por todos os lugares no furor do momento.
E os torcedores japoneses tinham razão para ir à loucura na noite de terça-feira (19). O time japonês venceu seu jogo de abertura, derrotando a Colômbia por 2 a 1, garantindo a primeira vitória da equipe contra um lado sulamericano.
Contudo, após a vitória, torcedores japoneses também fizeram a sua parte: limparam meticulosamente as fileiras e assentos no estádio onde torceram pelo seu time.
Equipados com sacos de lixo grandes que eles trouxeram consigo, os torcedores japoneses marcharam pelas fileiras recolhendo o lixo produzido por eles, para deixar o local tão limpo como encontraram.
Veja o vídeo postado no Twitter:
This is my favourite moment of the World Cup so far; Japan fans picking up litter after their victory vs Columbia. The lessons in life we can take from the game. Why I support 🇯🇵 #class✅#respect✅#WorldCup pic.twitter.com/FyYLhAGDbi
— Christopher McKaig (@Coachmckaig) 2018年6月19日
E essa não é a primeira vez – torcedores do “Samurai Blue” nunca falharam em aderir às suas boas maneiras.
Durante a Copa de Mundo de 2014 no Brasil, torcedores japoneses atraíram elogio internacional quando foram vistos recolhendo o lixo e os colocando em sacos plásticos azuis que eles haviam trazido consigo após o final de um jogo.
“Não é somente parte da cultura do futebol, mas parte da cultura japonesa”, disse Scott Mclntyre, jornalista futebolístico que trabalha no Japão, à BBC. Ele está na Rússia acompanhando o time e não ficou surpreso pela natureza, de alguma forma diferente, dos fãs do Samurai Blue.
“Você geralmente ouve as pessoas dizerem que o futebol é um reflexo de cultura. Um aspecto importante da sociedade japonesa está garantindo que tudo esteja absolutamente limpo e isso é o caso em todos os eventos de esportes e certamente também no futebol”.
Um hábito construído desde a infância
É algo que vem como surpresa para muitos estrangeiros que comparecem a jogos no Japão.
“Eles podem deixar uma garrafa ou qualquer tipo de embalagem de comida no chão, mas alguém vai pedir para limpar ou levar o lixo para casa, mas não podem deixá-lo ali”, diz Mclntyre.
É um hábito ensinado aos japoneses desde a infância.
“Fazer a limpeza após partidas, como as de futebol, é uma extensão de comportamentos básicos que são ensinados na escola, onde as crianças limpam suas salas de aula e corredores”, explica Scott North, professor de sociologia na Universidade de Osaka.
“Com lembretes constantes desde a infância, esses comportamentos se tornam hábitos para a maioria da população”.
Em uma matéria publicada pelo site Sora News, um usuário do Twitter mostrou que até alguns torcedores colombianos ajudaram os japoneses a limparem o estádio. Veja a postagem abaixo:
コロンビアサポーターが素晴らしいかった。
何人もからコングラチュレーション言われた。
僕らの青袋取って、ゴミも一緒に拾ってくれた。逆の結果で、僕らはできるだろうか?
サッカーの奥は深いね pic.twitter.com/4gE7HOb6Up— ちょんまげ隊長ツンさん@12時スタジアム (@tsunsan) 2018年6月19日
Fonte: BBC, Sora News Imagem: Twitter, NHK