A Emirates Airlines revelou uma nova suíte de primeira classe a bordo de sua mais recente aeronave que incluiu janelas virtuais.
Ao invés de poder olhar diretamente o lado de fora, os passageiros verão no lado interno, através de câmeras de fibra ótica, imagens projetadas do externo .
Segundo a empresa aérea, isso pavimenta o caminho para a remoção de todas as janelas de futuros aviões, tornando-os mais leves e mais rápidos.
Tim Clark, presidente da Emirates, disse que as imagens eram “tão boas que são melhores do que ver ao natural”.
As janelas virtuais podem ser encontradas na cabine da primeira classe do mais novo Boeing 777-300ER da Emirates.
“A meta verdadeira era ter aviões sem nenhuma janela como um todo”, disse Clark.
“Imagine agora uma fuselagem enquanto você está embarcando em um avião sem janelas, mas quando você entra, elas estão lá”, disse ele.
“Agora você tem uma fuselagem que não tem fraqueza estrutural por causa das janelas. As aeronaves são mais leves, podem voar mais rápido e gastarão bem menos combustível e voarão mais alto”.
Preocupações com a segurança
A tripulação precisa ver o lado externo da aeronave se houver uma emergência, disse o especialista em segurança de aviação, o professor Graham Braithwaite da Universidade de Cranfield.
“Poder ver o lado de fora da aeronave em uma emergência é importante, principalmente se uma evacuação de emergência tiver que ser realizada”, disse ele.
“Os comissários de bordo precisariam verificar o lado de fora da aeronave em uma emergência, por exemplo no caso de incêndio antes de abrir a porta e começar a evacuação.
Contudo, a Agência de Segurança da Aviação Europeia disse: “Não vemos qualquer desafio específico que não poderia ser superado para garantir um nível de segurança equivalente àquele de uma aeronave equipada com janelas nas cabines”.
Segundo o professor Braithwaite, o principal obstáculo em uma aeronave sem janelas seria as percepções dos passageiros da tecnologia.
“Uma aeronave poderia ser muito claustrofóbica e, para muitos, a viagem aérea já induz à ansiedade”.
Sem substitutos
O especialista em aviação John Strickland disse que não ter janelas tornaria as aeronaves mais sólidas estruturalmente.
“Tudo que diminuiu o peso em uma aeronave reduzirá a queima de combustível”, disse ele.
Contudo, ele, pessoalmente, gosta da ideia de ver o lado de fora do avião. “Eu sou um pouco obsessivo por janelas. Para mim, janelas artificiais não seriam substitutas”.
Fonte: CNN Imagem: Banco de imagens