A polícia na Índia prendeu 16 pessoas após dois homens terem se tornado as vítimas mais recentes de histeria por causa de rumores no WhatsApp sobre sequestradores de crianças.
Os homens estavam visitando uma vila no estado de Assam quando foram agredidos até a morte por uma grande multidão.
Rumores sobre sequestro de crianças estão se espalhando pela Índia através do WhatsApp e já levaram à morte de outras seis pessoas no mês passado.
A polícia disse que está sendo difícil desmistificar mensagens na mídia social.
“Quando rumores começam a circular na mídia social, leva-se um certo tempo para interrompê-los completamente”, disse o alto funcionário da polícia Mukesh Agarwal à Dilip Kumar Sharma da BBC Hindi. Ele frisou que a polícia está mantendo vigia em várias mídias sociais em uma tentativa de deter a disseminação de mensagens.
As duas vítimas foram identificadas como Nilotpal Das, engenheiro de áudio, e Abijeet Nath, artista digital – ambos residentes de Guwahati, a maior cidade de Assam.
A polícia disse que os dois foram atacados quando pararam na vila para pedir informações.
Um vídeo do ataque viralizou no final de semana, quando um dos homens pode ser visto implorando por sua vida. No domingo (10), estudantes e ativistas foram às ruas de Guwahati para protestar contra as mortes.
O governo do estado disse que dedicou salas de controle especial para conter rumores, assim como fornecer unidades de conscientização para prevenir qualquer disseminação de pânico na região.
Não está claro quando e como os rumores tiveram início, mas a Índia, nos últimos tempos, tem visto incidentes esporádicos de justiças pelas próprias mãos e vigilantismo.
Em alguns casos, mensagens em vídeo manipuladas de crianças sendo levadas das ruas têm viralizado, levando os residentes locais a agredirem qualquer um que não pareça familiar ou não é capaz de falar a língua regional.
Fonte: BBC Imagem: Facebook, Banco de imagens