Kumagaya na província de Saitama tem temperatura de 41,1ºC, a maior já registrada no arquipélago, informou a Agência de Meteorologia do Japão.
Publicidade
O Japão registrou sua temperatura mais alta de todos os tempos, com mais de 41ºC nesta segunda-feira (23), enquanto a onda fatal de calor continua cobrindo grande parte do país.
Os termômetros marcaram 41,1ºC na cidade de Kumagaya (Saitama), às 14h16, ofuscando o recorde anterior de 41ºC marcado em agosto de 2013 em Shimanto (Kochi), enquanto Tóquio também registrou uma alta recorde, 40,8ºC, na cidade de Ome, de acordo com a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão.
As temperaturas em Tajimi (Gifu) aumentaram para 40,5ºC após a cidade já ter registrado 40,7ºC na quarta-feira passada, disse a AMJ.
A onda de calor, que persiste por semanas, já causou a morte de dezenas de pessoas em todo o Japão enquanto o país se recupera da destruição trazida pelas chuvas torrenciais no início deste mês.
O calor escaldante resultou nas mortes de mais de 40 pessoas e enviou dezenas de milhares a hospitais, de acordo com um levantamento realizado pela Kyodo News e autoridades locais. Só no sábado, pelo menos 11 pessoas morreram com suspeita de insolação.
Até esta segunda-feira, pelo menos três pessoas, todos idosos, morreram nas províncias de Saitama, Ibaraki e Tochigi, de acordo com autoridades locais.
O Departamento do Corpo de Bombeiros de Tóquio despachou ambulâncias mais de 3.000 vezes somente no domingo, aparentemente refletindo um aumento no número de pessoas que passaram mal por causa do calor severo. Mais de 300 pessoas foram encaminhadas a hospitais com sintomas de insolação na manhã desta segunda-feira.
A AMJ emitiu alertas por causa do forte calor e pede às pessoas que tomem bastante água e realizem medidas contra a insolação.
Veja mais:
Insolação e hipertermia: sintomas e como evitar
Natsubate: o que é e como combater
Fonte: Kyodo
Imagem: Banco de imagens