Chuva histórica: mais de 3 milhões nos abrigos

Mais de 3 milhões de pessoas são alvo de ordem de evacuação e devem estar nos abrigos. Em muitos locais há corte de água e telefone.

Deslizamento em Higashi Hiroshima foi a causa da morte de um casal (ANN)

A chuva intensa e histórica está causando desastres em várias províncias do Japão. Segundo levantamento da NHK em 19 províncias 1,41 milhão de famílias receberam ordem de evacuação, até as 17h deste sábado (7). O número de pessoas é estimado em 3,19 milhões, sendo que boa parte é de Hiroshima.

Publicidade
  • Hiroshima: 776.875 famílias e 1.740.058 pessoas
  • Quioto: 211.586 domicílios = 479.659 pessoas
  • Fukuoka: 114.693 famílias ou 242.143 pessoas
  • Okayama: 158.489 domicílios, com 363.076 pessoas
  • Hyogo: 52.176 residências ou 131.158 pessoas

As lojas de conveniência tiveram que suspender as atividades comerciais por terem sido inundadas ou por estarem em risco. A rede Seven Eleven está com 19 lojas fechadas temporariamente em 5 províncias. São 41 da Family Mart em 7 províncias e 47 da rede Lawson em 9.

O supermercado Aeon de Ogori (Fukuoka) sofreu inundação na sexta-feira (6) e teve que baixar as portas.

A NTT informou que em algumas cidades das províncias de Hiroshima, Okayama, Ehime, Hyogo e Kochi, tanto as linhas do telefone fixo quanto da internet tiveram interrupção por causa da chuva. O mesmo vem ocorrendo com as operadoras de telefone celular.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, ocorreram danos no abastecimento de água devido às fortes chuvas, a partir das 13h30 deste sábado. O total é de 72 mil casas prejudicadas, em Hiroshima, Shimane, Okayama, Fukuoka, Gifu, Kochi e Osaka.

A recomendação da Agência de Meteorologia do Japão é ficar atento aos comunicados das autoridades do seu bairro ou cidade. O casal que morreu soterrado em Higashi Hiroshima (Hiroshima) por causa do deslizamento não quis ir para o abrigo, apesar de ser chamado pelos vizinhos.

Fontes: NHK e ANN
Foto: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alerta de emergência sobre a chuva intermitente: veja onde

Publicado em 7 de julho de 2018, em Avisos de Emergência

A Agência de Meteorologia do Japão fez alerta de emergência para as províncias de Shikoku, Kinki e mais tarde incluiu Gifu.

Chuva continua e há alertas especiais; deslizamento em Kitakyushu (Fukuoka) e cidade de Kure em Hiroshima, inundada (CBC TV e Sankei)

Sob a influência da frente de chuva sazonal, boa parte do Japão está amargando tragédias. A causa é o registro histórico de índice pluviométrico, de Kyushu a Tokai. A chuva intermitente e torrencial vem provocando deslizamentos, enchentes e inundações, gerando vítimas.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ incluiu Gifu no alerta de emergência, depois de ter anunciado as de Hyogo e Quioto.

Na província de Gifu foram 631mm em Gujo e 425mm em Takayama, nas 48h até as 16h deste sábado (7). Não foi diferente em Seiyo (Ehime), com 408mm. Em Miyazu (Quioto) foram registrados 389mm e em Yabu (Hyogo) 327mm.

A chuva desta estação só ocorre uma vez a cada várias décadas, declarou o representante da AMJ, o que causa desastres.

Veja como ficou Kurashiki (Okayama) com a chuva torrencial e intermitente no vídeo da Sankei.

Províncias com alerta de emergência cancelado

O alerta de emergência nas províncias de Fukuoka, Saga, Nagasaki, Hiroshima, Okayama e Tottori foi cancelado nesta tarde. Todavia aumenta o risco de inundações e deslizamentos.

Riscos de inundação

Apesar do cancelamento do alerta de emergência, a AMJ informa que até 16h, há risco de inundação por conta das cheias dos rios em Fukuoka, Hiroshima, Okayama, Yamaguchi, Shimane, Tokushima e Ehime.

Riscos de deslizamento

Segundo a AMJ há locais nas províncias de Kumamoto, Kagoshima, Hiroshima, Okayama, Tottori, Kagawa, Ehime, Tokushima, Kochi, Osaka, Hyogo, Quioto, Shiga, Fukui, Ishikawa e Gifu com riscos de deslizamento.

Previsão: chuva continua

Apesar de ter locais onde a chuva está mais amena, ainda há riscos de chuvas muito intensas, em 24h, até a tarde de domingo (8). Veja onde:

  • 250mm em Tokai e sul de Kyushu
  • 200mm em Hokuriku e Shikoku
  • 150mm em Kinki e norte de Kyushu
  • 120mm em Hokkaido
  • 100mm em Tohoku e Kanto-Koshin
  • 80mm em Chugoku

A vigilância para a ocorrência de deslizamentos e inundações deve continuar, reitera a AMJ.

Alerta para não se aproximar de locais perigosos como encostas, rios caudalosos e canais com correnteza.

Até esta tarde 18 das 47 províncias se encontram em estado de tragédia, algumas de emergência, por causa dos desastres e vítimas.

Fontes: NHK e JNN 
Fotos: Sankei e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão