Depois de dias seguidos de chuva intensa e histórica, as notícias são do potente tufão Maria e dias de calor.
Em muitas províncias choveu o equivalente a meio ano de precipitação, causando desastres, os quais tiram a vida de mais de 60 de vítimas, até este domingo (8).
Mesmo depois das nuvens da frente sazonal irem embora, nas áreas de chuvas intermitentes há riscos de deslizamento, portanto, nos próximos dias ainda são de cuidado.
Feroz tufão Maria
O tufão número 8, já considerado extremamente forte vai ganhar mais potência ainda com a energia na área de alta temperatura do mar. A previsão é de que esta noite se torne feroz.
A pressão central 925hPa deverá mudar para 915hPa, com velocidade máxima do vento de 50m/s. E a velocidade máxima instantânea do vento deverá ficar na casa do 70m/s.
Há risco de se aproximar de Okinawa entre terça a quarta-feira (12). Se isso ocorrer poderá ser como o de número 18 que passou em 2016, com um poder furioso. A velocidade máxima do vento esperada é de 56,8m/s ou 204Km/h.
Calor de mais de 30ºC
A partir de segunda-feira (9) na maioria das províncias do arquipélago poderá ter nuvens alternadas com sol.
Com isso, a vigilância passa ser com as altas temperaturas. Em geral a temperatura máxima deverá ser superior a 30ºC, chegando a 35ºC em Gifu, no sábado (14). As mínimas ficam na casa dos 24 a 25ºC.
Portanto, é preciso tomar cuidado com a insolação e hipertermia. Se der vontade de conhecer uma praia, rio ou piscina diferente toque aqui para conferir as matérias. O feriadão poderá estar favorável para diversão em algum local com água!
Fontes: Weather News e JNN
Fotos: WN, JNN e Pixabay